Cotidiano

Prefeitura participa de evento sobre a primeira infância

Políticas públicas para primeira infância foram apresentadas em evento na cidade de Manaus

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da região Norte, além de estudantes e sociedade civil organizada participaram de uma palestra sobre a primeira infância, que foi ministrada pela prefeita Teresa Surita. A atividade faz parte do Seminário Pacto Nacional da Primeira Infância – Região Norte, que se encerrou nesta sexta-feira (20), em Manaus, Amazonas.

Na apresentação foram mostradas as ações que são desenvolvidas em Boa Vista, por meio do Programa Família que Acolhe, uma política pública que atua de forma integrada com as secretarias do município, desde a gestação aos seis primeiros anos de vida da criança.

Entre os destaques apresentados está o projeto ‘Leitura desde o berço’ e a ‘Universidade do bebê’, que promovem uma mudança de comportamento, uma nova forma de relacionamento entre pais e filhos.

“A gente trabalha com plano de governo, então o mesmo peso que tem uma obra, uma urbanização, uma drenagem, um asfalto, também tem a Primeira Infância. É um programa que não pertence a toda prefeitura. E a gente desenvolve ações com esse olhar, pra promover o desenvolvimento infantil”, disse Teresa.

Um dos exemplos citados foi a implantação da Selvinha Amazônica nas praças, que permitem uma nova forma de interação com a cidade. Essas ações estimulam o desenvolvimento social, pessoal, cognitivo e emocional da criança.

Outro projeto são os Caminhos da Primeira Infância, uma área totalmente adaptada para as crianças, que torna a ida à escola e aos demais equipamentos públicos ainda mais divertida, colorida e segura.

“Normalmente as cidades são planejadas para os adultos e esquecem as crianças. Em Boa Vista a gente trabalha com o olhar diferente, pensando a cidade para a integração das crianças”, comentou a prefeita.

O seminário foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de discutir a realidade local dos trabalhos voltados para crianças de zero a seis anos de idade, além de reiterar a importância do Marco Legal da Primeira Infância, lei federal que trata de políticas públicas voltadas para este público.