Cotidiano

Prefeitura quer apoio da PM para evitar circulação das 20h às 05h

Pedido é para que Governo adote medidas para impedir a movimentação no horário noturno, especialmente entre as 20h da noite até às 05h da manhã

A Prefeitura de Boa Vista solicitou apoio da Polícia Militar do Estado (PMRR) para evitar a circulação de pessoas após às 22h, em razão da pandemia do coronavírus, entre outras medidas.

O prefeito Arthur Henrique encaminhou ofício ao governador Antonio Denarium e ao Comitê de Enfrentamento ao covid do Ministério Público Estadual nesta sexta-feira, 26.

Com relação à PMRR, o pedido é que o Governo adote medidas para impedir a circulação de pessoas no horário noturno, especialmente entre as 20h da noite às 05h da manhã.

Segundo a PMBV é durante este período “que se detecta o maior número de aglomerações e circulação de pessoas em festas, eventos e confraternizações em locais privados e públicos e que se deixassem de ocorrer iria contribuir com a redução significativa no ritmo da transmissão, a exemplo de medidas adotas por vários estados da Federação”.

O ofício cita ainda que o estado deve cumprir urgentemente o acordo realizado com o MPRR em maio de 2020 “onde ficou definido que a Polícia Militar de Roraima iria atuar efetivamente para o cumprimento dos decretos sobre o isolamento social e cuidados”. 

OUTRAS MEDIDAS – A solicitação é que o Governo adote ainda medidas urgentes para que os exames realizados no Lacen obtenham seu diagnóstico e sejam lançados no sistema do SUS com no máximo 72 horas; e que seja regularizada a falta de medicamentos e equipamentos médico hospitalares nas unidades de saúde do estado.

Governo diz que Prefeitura não se manifestou quando orientada

A Secretaria de Comunicação Social emitiu nota sobre o ofício encaminhado pela Prefeitura de Boa Vista, onde ressaltou que o governador Antonio Denarium emitiu documentos para as prefeituras de todos os municípios do estado pedindo pela adoção de medidas mais severas e que a administração da Capital não se manifestou na época.

Confira o texto na íntegra:

A Secretaria de Comunicação Social informa que em fevereiro o governador Antonio Denarium expediu recomendação a todos os prefeitos e prefeitas do estado de Roraima orientando o aumento da fiscalização e o reforço da segurança pública, a fim de coibir aglomerações, como também a intensificação de campanhas de divulgação de uso de máscara nos ambientes de convívio público. No ato, a Prefeitura de Boa Vista não se manifestou.

A recomendação emitida pelo governador Antonio Denarium engloba ainda eventos destinados à recreação e lazer, bem como eventos sociais que possam promover a aglomeração de pessoas e favorecer a transmissão da COVID-19; Toque de recolher das 21h às 06h, onde apenas profissionais de saúde, ou profissionais cujas atividades sejam essenciais para o funcionamento das mesmas podem circular.

Entretanto, confirma o recebimento do ofício emitido pelo prefeito de Boa Vista, mas adianta que assunto deve ser deliberado no Comitê de Enfrentamento a COVID-19, que conta com a presença de representantes da Prefeitura de Boa Vista. A partir desse entendimento que são adotadas as medidas legais cabíveis, com a responsabilização de execução da ação por cada instituição.