Cotidiano

Prefeitura recolhe 28 toneladas de lixo em Boa Vista

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

A Prefeitura de Boa Vista recolheu 28 toneladas de lixo deixado pelos foliões, gerados nas ruas da cidade nos cinco dias de folia do Carnaval. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (26), para a Folha de Boa Vista.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Boa Vista informou em nota que atuou desde as primeiras horas da manhã na limpeza de todas as áreas públicas onde passaram blocos de carnaval.

A Folha questionou o quantitativo de lixo recolhido pelo poder público nesses locais e foi informada que foram retiradas uma média de 7 toneladas por dia, em diversos pontos da cidade: Praça Fábio Paracat/ Avenida Capitão Ene Garcez e os locais onde houve circuito independente de blocos de rua.

No principal corredor da folia, a Ene Garcês,era possível perceber, durante as primeiras horas da manhã dessa quarta-feira (26), lixo jogado ao redor da avenida, que estava tomada de garrafas pet e de vidro, plásticos e até sandália quebrada.

Porém, apesar da grande quantidade de lixo observado pela reportagem, um morador do local disse que a sujeira espalhada está bem menor que em anos anteriores e apontou uma mudança positiva, tanto da organização, quanto do público.

“Mas como tudo é um aprendizado, acredito eu que a organização do evento foi observando as falhas em cada edição e assim foi trabalhando para que aquela falha verificada anteriormente não se repetisse no próximo carnaval, assim como em todos os eventos promovidos pela prefeitura”, ressaltou.

O morador relatou que antes era possível sentir mau cheiro próximo da casa, assim como era comum encontrar preservativos, latas de cerveja e muito lixo. “Neste carnaval, por exemplo, o pessoal da limpeza começou cedo a recolher o lixo. Eu fui pra avenida me divertir e vi lixo jogado na rua, mas hoje [ontem] acordei cedo pra passear com meu cachorro e a avenida já estava bem limpa. Destaco também que o folião está mais consciente, pois passou a usar os banheiros químicos, deixando assim de fazer suas necessidades nos muros das casas”, contou.