Cotidiano

Prefeitura se compromete a atender reivindicações até dezembro

Categoria cobra direitos como reajuste salarial; 30 horas semanais e auxílio alimentação

O secretário de Administração da Prefeitura de Boa Vista, Lincoln Oliveira da Silva, se comprometeu a atender até dezembro deste ano, as reivindicações feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram). A informação é do próprio sindicato.

A comissão formada pela presidente do Sitram, Sueli Cardozo, e servidores de diferentes setores durante a paralisação da última quarta-feira (20), foi recebida nesta sexta-feira (22), pelo secretário Lincoln Oliveira da Silva.

O responsável pela gestão de pessoas do município informou que recebia os integrantes do movimento grevista a pedido do prefeito Arthur Henrique Brandão. O encontro durou quase duas horas.

Entre as reivindicações estão:

Reajuste salarial – Até dezembro o projeto de lei de reajuste de salários para recompor as perdas de 2019 e 2020 deve ser enviado à Câmara Municipal na razão de 9%.  O Sitram ratifica que cobra 21% de correção salarial referente a perda do poder de compra de 2016 a 2021.

Correção dos PCCRs – Lincoln se comprometeu com a comissão do Sitram de promover adequação de  Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCRs). Para isso, o secretário aceitou receber a minuta de PCCR do Sindicato para adequar salários e carga horária. A categoria cobra piso salarial por escolaridade em todas as secretarias da PMBV e carga horária de 30 horas semanais em lei para todos os servidores do município.

30 horas semanais – O secretário informou que a Secretaria Municipal de Gestão Social (SEMGES) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) iniciaram um estudo para até o início do ano letivo de 2022 conceder às 30 horas semanais para os trabalhadores dessas duas pastas.

Auxílio-alimentação – Há a intenção de criar um auxílio-alimentação para os trabalhadores da Prefeitura de Boa Vista, mas ainda não há data para iniciar o pagamento dessa gratificação.

Considerações – A comissão entendeu que houve avanço no diálogo. O Sitram convocará assembleias e encontros por segmentos profissionais para construir a proposta para as adequações nos PCCR’s e vai continuar com as cobranças, afinal a pauta de reivindicações é maior.

Paralisação – Em uma paralisação histórica desses últimos dois anos, contendo mais pessoas que atos nacionais realizados em Roraima, o Sitram cobrava soluções e, até este dia, a categoria não tinha respostas com prazos.

“Nosso ato mostra a força dos trabalhadores. Demonstra ainda que precisamos continuar unidos, lutando por nossos direitos, por melhorias para todos os servidores da Prefeitura. É necessário participar mais das assembleias do Sitram, estar presentes nesses atos. Juntos podemos chegar muito mais longe na luta por uma vida melhor, pois os indicadores econômicos divulgados pela própria PMBV revelam que o município tem folga no orçamento para corrigir os salários”, frisou Sueli Cardozo, servidora do município e presidente do Sindicato.