Cotidiano

Presença de acompanhantes é limitada no HGR

Familiares precisam atender pré-requisitos para estar ao lado de pacientes, como nos casos de internação na UTI

O Hospital Geral de Roraima (HGR) passou a permitir acompanhantes para os pacientes lotados na UTI da unidade hospitalar, entre outros casos. A medida é válida desde ontem, 22.

Segundo o memorando assinado pela diretora-geral do HGR, Debora Maia, será permitido acompanhantes apenas daqueles que se adéquam aos pré-requisitos: acompanhando pacientes menores de 18 anos, maiores de 80 anos, indígenas que não falam português, deficientes visuais e/ou auditivos e de pacientes lotados na UTI.

O documento ainda informa que a decisão foi tomada diante do aumento de casos de infecção e reinfecção de coronavírus nos acompanhantes e familiares. “Torna-se uma situação de risco para a saúde pública”, completou o memorando.

MEDIDA –  Os acompanhantes dos pacientes entenderam a ação da unidade como retaliação às denúncias dos últimos meses, como a falta de médicos.  A avaliação é que a unidade limitou a presença de acompanhantes após aumento de casos de coronavírus, superlotação, denúncias de falta de médicos e medicamentos no Hospital Geral de Roraima (HGR).

“Como forma de retaliação Governo do Estado proíbe presença de acompanhantes no HGR. Uma vez que ontem, dia 21 de fevereiro, alguns pacientes ficaram desassistidos no Bloco A daquela unidade, por não ter médicos para atendê-los durante o plantão diurno. Proibindo a presença de acompanhantes, não tem como tornar público as mazelas vividas por lá”, relataram.

OUTRO LADO – Sobre o caso, a Secretaria Estadual de Saúde informa que segue a normativa da Anvisa Nº 04/2020, e que visa quebrar a cadeia de transição do covid. “Visando a segurança de pacientes, em todos nos hospitais de referência para o tratamento da COVID-19 está suspensa a entrada de acompanhantes”, afirma.

A Secretaria destaca ainda que a medida tem como foco garantir a segurança dos acompanhantes e evitar que estes se tornem pacientes e se tornem automaticamente propagadores da infecção após a saída da unidade.

“É importante ressaltar que toda a assistência está sendo prestada por meio das equipes de enfermagem que possuem o conhecimento técnico adequado para o manuseio do paciente. E familiares continuarão recebendo o boletim médico, diariamente, às 16h”, reforçou.

A Direção do HGR complementa que o serviço social tem feito a avaliação individual de cada caso, em relação àqueles casos em que o paciente apresenta total dependência, de acordo com a condição do quadro clínico do paciente.

Por Adriele Lima

Leia mais: 

Paciente aguarda cirurgia de urgência por HGR não ter materiais -…