Cotidiano

Prevenções combinadas será tema de evento em Roraima

Realizada por meio da parceria entre Aterr e UFRR, a ação vai ocorrer nos dias 27 e 28, no Centro de Ciências Sociais (CCS) da instituição

A Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado de Roraima (Aterr), em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), realiza nos dias 27 a 28, o “Acorda Roraima – A Prevenção pode ser Combinada”.

Conforme a diretora financeira da entidade, Rebecka Marinho, o evento tem como principal finalidade é promover amplo debate sobre a prevenção combinada, método que reúne todas as formas de combate as doenças sexualmente transmissíveis.

“Esse tem como finalidade falar sobre as prevenções combinadas, sobre HIV, Aids, Hepatites Virais, direitos humanos, entre outras questões relacionadas ao tema. É importante esse debate, até mesmo para reforçar as políticas públicas de prevenção no país”, comentou.

Gratuito e aberto para a comunidade em geral, a ação vai ocorrer no auditório do Centro de Ciências Sociais (CCS) da UFRR, a partir das 8h30. Profissionais de saúde e autoridades ligadas as instituições públicas farão parte das diversas mesas debates que ocorrerão ao longo dos dois dias de evento.

Para se inscrever, basta responder o questionário disponibilizado na página da Aterr no Facebook.

ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO – Paralelo a isso, a associação vai promover no dia 28, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jóquei Clube, uma ação de saúde voltada para moradores do bairro e localidades adjacentes. A atividade é alusiva ao aniversário de 13 anos de criação da Aterr.

“Na ocasião, vamos estar levando uma série de serviços de saúde, além de orientações educativas, atividades de recreação, ações culturais e sorteio de brindes. É uma ação que é feita anualmente graças aos nossos parceiros”, completou.

Também este mês, mas especificamente no dia 29, a Aterr estará promovendo a roda de conversa “Arte Contemporânea e a Luta pelos Direitos Humanos”, em parceria com a UFRR e o Serviço Social do Comércio de Roraima (Sesc/RR). A ação vai ocorre na unidade do Sesc no Centro.