Cotidiano

Prevfogo está autorizado a contratar 48 brigadistas para Roraima

O Ministério do Meio Ambiente informou que não se trata de atuação emergencial e que as contratações seguem programação normal

O Diário Oficial da União (DOU) publicou portaria do Ministério do Meio Ambiente – Ibama autorizando o Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) de vários estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste, a contratar brigadas federais para a prevenção e combate aos incêndios florestais.

Em Roraima, segundo a Portaria, foram disponibilizadas 48 vagas. A contratação será por tempo determinado, porém os salários e data de início da contratação, critérios e inícios dos trabalhos não foram citados na Portaria. 

Em abril deste ano, o Ministério do Meio Ambiente declarou em estado de emergência ambiental os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A seleção de áreas críticas feita pelo Prevfogo envolve critérios técnicos como as detecções de focos de calor registrados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no período de 2013 a 2018, a presença de unidades de conservação federais, de terras indígenas e de projetos de assentamento rurais e a cobertura de remanescentes florestais.

Segundo a portaria, devem ser contratados para Roraima dois brigadistas Gerente do Fogo para apoio às coordenações estaduais do Prevfogo, além de um Chefe de Brigada, dois Chefes de Esquadrão e doze brigadistas para a prevenção e combate aos incêndios florestais nos municípios de Amajari, Cantá, Normandia, Boa Vista e Uiramutã.

Também deverão ser contratados um Chefe de Brigada, quatro Chefes de Esquadrão e vinte e quatro brigadistas para o município de Pacaraima e dois brigadistas de Manejo Integrado do Fogo para os municípios de Normandia, Uiramutã, Pacaraima, Amajari e Cantá.

A Portaria determina ainda que o Centro Especializado Prevfogo do Estado fica responsável pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas em cada Estado.

A reportagem da Folha foi até a sede do Ibama em Roraima para saber detalhes da contratação, quando começa e quais os critérios para seleção dos brigadistas. Fomos informados que só poderiam falar mediante autorização da presidência do Ibama em Brasília. Fizemos contato por e-mail e a resposta foi de que “A demanda foi encaminhada à Assessoria de Comunicação do MMA (Ministério do Meio Ambiente) para atendimento”. Em contato telefônico fomos informados que a demanda havia sido enviada para o ministro Ricardo Sales e que não havia previsão para resposta. 

O site do órgão publicou, no domingo, uma nota sobre a Portaria que autoriza contratação de brigadistas para prevenção e combate a incêndios florestais.

“Em relação à Portaria n° 3.020/2019, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (23/08), o Ibama esclarece: A autorização para contratação de brigadas, divulgada, faz parte do planejamento regular do Instituto. Não se trata de contratação emergencial. O texto republica a portaria do programa de brigadas do início do ano, acrescentando as brigadas do estado de Roraima e da região sul da Bahia, não contemplados na ocasião. As brigadas dos outros estados seguem a programação normal de contratação que, na maioria dos casos, já foi realizada nos meses de maio, junho e julho. (R.R)

Defesa Civil Estadual já se programa para combater queimadas


Queimadas são constantes no período de estiagem em Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Embora o período de inverno ainda esteja em vigor no Estado, pelo menos até o final de setembro, a Defesa Civil Estadual já se mobiliza no sentido de planejar o combate a focos de calor e incêndios na Capital e nos municípios do interior.

Segundo o diretor da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros de Roraima, coronel Cleodiomar Ferreira, já existe um planejamento elaborado desde dezembro do ano passado até novembro deste ano, dependendo de como se comporta o período de estiagem. 

“Hoje estamos no período chuvoso nos estados de Roraima e Amapá e as queimadas e incêndios estão acontecendo nos estados de Rondônia, extremo norte da Amazônia e do Pará, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Aproveitamos esse período de chuvas para nos preparar para combater incêndios e manter comunicação com brigadistas que formamos em todos os municípios do Estado”, disse informando que são aproximadamente 200 brigadistas. 

Como parte dessa preparação, a Defesa Civil já começou uma série de reuniões com órgãos parceiros como ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com quem já se reuniu na semana passada e tratou de contratação de cerca de 40 brigadistas para atuar nas áreas de preservação ambiental, entre eles a Ilha de Maracá e Floresta Nacional de Roraima. 

Também serão montadas bases avançadas em cada local estratégico, que seja em fazendas e municípios, além da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) que são parceiros e que dão apoio à Defesa Civil.

“Com isso fazemos o monitoramento que é constante quando encerra o período chuvoso e começa o período de queimadas e desmatamento”, disse. 

Ele destacou que o orçamento de gastos com o plano de contingência e de logística já está definido, porém não citou números. “Já temos a quantidade de recursos que vamos precisar para gastos com combustível, alimentação, locação de veículos; caso necessário, se a estiagem for prolongada, para alugar carros-pipa, e o nosso orçamento é feito em cima de histórico e trabalhamos isso em conjunto com o Governo do Estado”, afirmou.