Cotidiano

Roraima conta com 930 aposentados e 369 pensionistas

Nesta quinta-feira, 17, é celebrado o Dia do Servidor Público Aposentado

O Dia do Servidor Público Aposentado é celebrado nesta quinta-feira, 17 e, em Roraima, a categoria conta com 1.569 aposentados, sendo 930 aposentados e 369 pensionistas, que recebem a pensão de quem faleceu. Para facilitar o atendimento das centenas de pessoas na solicitação da aposentadoria, o serviço foi adequado para ser realizado de forma online por conta da pandemia do coronavírus.

A informação é do presidente do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper), José Haroldo Campos, em entrevista à FolhaBV. Ele explica que os processos estão sendo realizados de forma 100% digital, sem a necessidade de ser efetuado de forma presencial.

Para buscar informações ou atendimento, o solicitante poderá acessar o site do Iper no endereço www.iper.rr.gov.br. Nele, é possível acessar e acompanhar o andamento do processo de solicitação de aposentadoria, entre outras informações. O novo portal foi lançado há cerca de dois meses.

Outras dúvidas podem ser tiradas por e-mail no endereço [email protected] ou pelo telefone (95) 98104-2998, que também é WhatsApp.

“Estamos com atendimento presencial restrito, evitando aglomerar as pessoas. A gente pede que as pessoas entrem em contato conosco pelos canais online, mas também, ninguém vai deixar de ser atendido se vir presencialmente, tomando todas as precauções necessárias”, afirmou o presidente do Iper.

Os segurados também passaram a contar com atendimento psicológico, ofertado pelo número (95) 2121-3951. “É importante dar uma assistência para os nossos segurados nessa época de pandemia, um grupo de risco, são pessoas que ficam muito tempo isolados, principalmente no início”, disse José Haroldo.

PRÓXIMOS PLANOS – A expectativa agora é que os servidores públicos aposentados também passem a contar com um tempo menor de concessão de aposentadoria. Atualmente, o prazo é de 45 dias, mas a meta é reduzir para 30 dias.

“Hoje o período para se aposentar ou conceder uma pensão é de 45 dias e queremos reduzir para 30 dias. Queremos implantar um novo sistema de cálculo previdenciário e outras ações. São medidas de gestão, mas que refletem na qualidade de vida do aposentado”, declarou o presidente.

Segundo o presidente do Iper, a previsão é que uma corrida comemorativa fosse realizada em 2021, em alusão à data. Porém, a programação foi suspensa por conta da pandemia do covid, mas a expectativa é que ela possa ser realizada ainda este ano.

“Nós estávamos programando a 1ª Corrida do Aposentado, mas, infelizmente, por conta dos decretos, nós não podemos realizar esse evento. Mas estamos organizados para, assim que o decreto permitir, a gente faça esse evento”, completou José Haroldo.

Publicidade