Cotidiano

Previsão da chegada de voo com vacinas é por volta das 21h

A imunização será iniciada durante coletiva de imprensa no Palácio do Governo nesta terça

A chegada do voo a Roraima com a carga de vacinas contra o coronavírus deve ocorrer por volta das 21h desta segunda-feira, 18. O Estado já recebeu 87 mil doses da coronavac, em ação de distribuição do Ministério da Saúde. 

Segundo informações obtidas pela Folha, a primeira pessoa será imunizada durante coletiva de imprensa no Palácio do Governo, nesta terça-feira, 19. A previsão é que outras duas pessoas sejam vacinadas durante a coletiva.

Ao todo, serão vacinados um profissional da saúde, um idoso e um indígena. O perfil de cada um dos escolhidos ainda não foi revelado.

Vacinação será executada em três etapas

A vacinação em Roraima inicia já nesta terça-feira, 19, com a prioridade para profissionais da saúde e idosos. A medida segue as três etapas do Plano Estadual de Vacinação.

Segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a primeira fase do plano estadual de vacinação consiste na imunização de trabalhadores de Saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas;

A segunda fase atende pessoas de 60 a 74 anos. Já na terceira fase são as pessoas acometidas por morbidades, como diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40). 

“As demais fases de vacinação deverão ser definidas pelo Ministério da Saúde (MS), conforme a liberação e produção de doses da vacina forem disponibilizadas”, informou o Governo.

A Sesau informou ainda que o Estado está com seu Plano Estadual de Imunização contra a COVID-19 estruturado e que o governador Antonio Denarium participou de uma reunião juntamente com governadores de outros estados para o recebimento simbólico de 87.720 mil doses de vacinas, no Ministério da Saúde.

“A Sesau ressalta que a vacinação iniciará de forma imediata em Roraima, assim que as vacinas forem recebidas pelo Governo Federal”, ressalta. A expectativa é que as doses cheguem ao Estado nesta segunda por volta das 20h. Na ocasião será realizada uma coletiva de imprensa onde serão vacinadas três pessoas: um indígena, um idoso e um profissional de saúde.

DOSES – O Governador Antonio Denarium publicou um vídeo diretamente do Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, informando que Roraima recebeu 87 mil doses da vacina CoronaVac produzida pelo Instituto Butantã em São Paulo e distribuída pelo Governo Federal.

Entenda o funcionamento da vacina

A vacinação da população contra a COVID-19 começou neste domingo, 17, após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A CoronaVac é produzida com vírus inativados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) para inoculação em humanos Com a aplicação de duas doses, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da COVID-19.

O Instituto Butantan e o Governo de São Paulo informam que a vacina contra o coronavírus obteve 50,38% de eficácia global no estudo clínico desenvolvido no Brasil, além de proteção de 78% em casos leves e 100% contra casos moderados e graves da COVID-19. Todos os índices são superiores ao patamar de 50% exigido pela OMS (Organização Mundial de Saúde).