Cotidiano

Previsão emite alerta de chuvas e ventos intensos para Roraima

Os ventos podem chegar a 100 km/h. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por meio de um comunicado

A Capital Boa Vista e os municípios do interior estão em alerta laranja de perigo de chuvas intensas. A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por meio de um comunicado.

O alerta laranja significa uma situação meteorológica perigosa e recomenda que os moradores mantenham-se vigilantes e informados sobre as condições meteorológicas previstas em caso de alguma necessidade.

Segundo o alerta, o perigo das chuvas intensas se iniciou às 9h da última quarta-feira, 7, e é válido até as 10h da próxima sexta-feira, 9.

Ainda segundo o Inmet, o volume de chuva está entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 e até 100 km/h.

O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, também foi assegurado pelo Instituto de Meteorologia.

O Instituto recomenda que em caso de rajadas de vento, a população não deve ser abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além disso, não é indicado que o motorista estacione seu veículo próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.

O desligamento de aparelhos elétricos e quadro geral de energia, também é indicado em caso de o morador se sentir em perigo.

Especialista – O meteorologista da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Ramon Alves, disse que a população não deve se preocupar com a previsão, pois é comum o Inmet publicar esse alerta. “É um alerta padrão para outros estados, não somente para Roraima”, afirma.

Ele também explicou que as chuvas que estão acontecendo em Roraima são intensas, mas que não prejudicam a população com perigos. “Em relação a velocidade dos ventos, é raro acontecer de 100 km por hora, mas já teve 50 e 60 km”, relembra.

Ramon ainda disse que as recentes chuvas são o começo do período chuvoso no estado e a previsão para o mês de abril é acima da “normal climatológica”, podendo chegar à 200mm.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a normal climatológica do mês varia entre 100 e 150 milímetros.