Cotidiano

Primeira etapa da Campanha de Vacinação termina hoje

Ao todo, o Estado recebeu cerca de 8 mil doses da vacina, para atender crianças e adolescentes de 5 a 19 anos

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira, dia 13, em todo o país, de acordo com a programação estabelecida pelo Ministério da Saúde, ou seja, até o momento não há possibilidade de prorrogação da Campanha.

Em Roraima as ações seguem tanto na capital, quanto nos municípios do interior, as ações vão continuar durante o ano inteiro, conforme explica Alice Dantas, gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI).

“Mesmo com o encerramento da campanha nessa sexta-feira, as atividades de imunização no nosso Estado vão continuar para esse público. É importante que os pais ou responsáveis legais continuem levando seus filhos até as salas de vacina, para saber se aquela criança ou adolescente precisa tomar a dose da vacina que protege contra o sarampo”, enfatizou.

Ao todo, o Estado recebeu cerca de 8 mil doses da vacina, para atender crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. No ano passado, o Estado acabou atingindo apenas 80% de cobertura vacinal, ficando abaixo dos 90% preconizado pelo MS.

Dados parciais do Sistema de Informações do MS apontam que foram aplicadas pouco mais de 1.200 doses, o que corresponde ao percentual de cobertura de 30%, mas esse número pode aumentar ainda mais, uma vez que o sistema é alimentado diariamente.

Até agora o Núcleo de Controle das Doenças Exantemáticas (NCDE) contabilizou 58 notificações para a doença em 2019, com 1 caso confirmado, 55 descartados após análise laboratorial e outros 2 sob investigação.

Paralelo a imunização contra o sarampo, o NEPNI também vai disponibilizar doses das vacinas contra Hepatite B, HPV e Meningo C, que protege contra doenças infecciosas.

“E é válido reforçar que não será oferecida apenas a vacina contra o sarampo. O Núcleo também vai disponibilizar doses que fazem parte do calendário [de vacinação] da criança e do adolescente”, concluiu Alice.