Cotidiano

Primeiros melões começam a ser colhidos nesta semana

A colheita do melão iniciou no Estado de Roraima, o momento é de euforia para os produtores rurais que apostaram na fruta para ganhar o mercado externo. 

 

Emerson Baú, secretário da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), comemora o início da colheita e explica que tanto os técnicos quanto os engenheiros da pasta acompanham o projeto desde o início. “É com muita satisfação que o governador e a Seapa auxiliaram os protagonistas deste processo, que são os produtores. O projeto piloto de produção de melão utilizou tecnologia e padrões internacionais de exportação”, disse.

 

O secretário informa ainda como foi a participação da Seapa no processo. “Fizemos um trabalho de orientação, de facilitação, de estruturação, mas a produção é toda e exclusiva de responsabilidade dos produtores, e este momento é ímpar, pois vai abrir portas, tanto para a produção de melão como para outras culturas, pois a partir daí, teremos condições e know-how para exportar”, pontuou.

 

A fruticultura é estratégica para o Estado de Roraima, pois ela é inclusiva, ou seja, não se restringe a grandes produtores, e trabalha fortemente com as pequenas propriedades. No caso do melão, são 10 produtores, cada um com 1 hectare.

 

A produção agrega vários elementos que acabam sendo beneficiados, tais como, a revenda de insumos, o transporte, o armazenamento, e por fim, gera renda, pois são necessárias duas pessoas para cada hectare plantado. Baú ressalta que o segmento é uma prioridade determinada pelo governador Antonio Denarium para o fortalecimento do agronegócio, junto com os grãos e a agropecuária.

 

INÍCIO DA PRODUÇÃO – O projeto piloto teve início em janeiro quando os produtores utilizaram estufas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para o cultivo das sementes. Em seguida, as mudas foram levadas para o plantio nas propriedades. A ideia é aproveitar que neste período a região Nordeste está em entressafra.

 

Por ser a primeira colheita do projeto piloto, a expectativa é a produção em média de 300 toneladas de melão para exportar. As frutas que não alcançarem o padrão exigido serão vendidas no mercado interno.