Cotidiano

Procissão em homenagem a São Sebastião inicia ás 17h de hoje

A procissão passará pelas avenidas Benjamin Constant, rua barão do Rio Branco e avenida Getúlio Vargas

Para comemorar o dia do padroeiro da cidade de Boa Vista, a comunidade de São Sebastião, que pertence à Paróquia Catedral, vai realizar uma programação especial com procissão, missa e arraial.

O evento inicia às 17h, com a procissão saindo da Igreja São Sebastião, localizada na Avenida João Pereira de Melo, no Centro.

“A procissão passará pelas avenidas Benjamin Constant, rua barão do Rio Branco e avenida Getúlio Vargas, e depois retorna para a igreja, onde será celebrada a missa campal”, explicou padre Paulo Mota.

São Sebastião é considerado também o padroeiro dos presos

Sebastião nasceu na França, em 256 d.C. Depois de jovem, começou a servir o exército romano mesmo sendo cristão. Pelos romanos não permitirem o cristianismo, ele ocultou a religião dos comandantes. Destacado no serviço, rapidamente se tornou capitão. Como não prestava culto aos deuses romanos, no intervalo de serviço fazia visita aos encarcerados e doentes que sofriam nas prisões.

Quando o imperador Diocleciano descobriu a verdade, condenou Sebastião a sofrer de forma cruel. Sentindo-se traído, imaginou que as flechadas no corpo pudessem impedir qualquer outro cidadão de desobedecer ou trair. Contudo, mesmo após as flechadas, Sebastião não morreu. Deitado no chão, foi socorrido por Irene. Semanas após a recuperação, decidiu que falaria com o imperador na hora certa.

Chegado o dia, Sebastião invadiu o templo do imperador e gritou: “Eu sou a voz de Deus que clama por justiça, até quando serão julgados e condenados aqui tantos inocentes?”. Julgado morto, o imperador, surpreso, ordenou que Sebastião fosse condenado à morte por chicotadas, em 286 d.C. Por este motivo, São Sebastião é considerado o padroeiro dos encarcerados.