Cotidiano

Procura por empregos com carteira assinada cai em 2020

Do total de vagas oferecidas de janeiro a outubro deste ano, menos da metade foram preenchidas

Dados divulgados pelo Sine Roraima (Sistema Nacional de Emprego) revelam que a busca por empregos formais, com carteira assinada, caiu este ano. Das 1.457 vagas oferecidas de janeiro a outubro deste ano, apenas 523 foram preenchidas, menos da metade.

O pagamento do auxílio emergencial pelo governo federal e as contratações temporárias durante a campanha eleitoral podem ser a causa, segundo a diretora do Sine, Isadora Braga.

“Os novos postos de trabalho foram oferecidos de forma ampla e democrática, inclusive para pessoas com deficiência. No entanto, a maioria ainda prefere continuar recebendo o benefício durante a pandemia”, disse ela.

O maior número de vagas disponíveis está na construção civil e no comércio. “A nossa preocupação é que essa falta de mão de obra local leve as empresas a buscarem profissionais em outros estados, como o Amazonas, por ser mais próximo”, ressaltou Isadora.

Ela lembra que grandes empresas estão sendo atraídas ao Estado e, com isso, há uma grande oferta de vagas. “É importante a ampla divulgação para que a nossa população seja beneficiada com esse crescimento”, concluiu.

Publicidade