Cotidiano

Procuradora presidirá grupo de combate às organizações criminosas

A procuradora-geral do MPRR, Janaina Carneiro, vai presidir o grupo no biênio 2021/2022

Durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), realizada nesta quarta-feira, 14 de abril, em Brasília (DF), a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima, Janaína Carneiro Costa, foi eleita por aclamação como presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

O Grupo tem o objetivo de combater as organizações criminosas e atuar em investigações de combate aos crimes tributários, lavagem de dinheiro, tráfico e crimes cibernéticos. Também é responsável ainda por articular ações em âmbito nacional ou regional visando a uniformização e fortalecimento de ações de combate ao crime organizado, a partir de capacitação dos membros e servidores e troca de experiências sobre as ações de investigação.

Criado em 2002 e formado pelos GAECOs (Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) dos ministérios públicos estaduais e da União, o GNCOC trabalha de maneira integrada com as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), receitas Estadual e Federal, Agência Nacional de Petróleo, entre outros órgãos.

“É necessário a união de esforços, planejamento e técnica de inteligência para combater o crime organizado. Por isso, é muito importante que haja unidade e entrosamento entre os Gaecos em todo o Brasil”, ressaltou a nova presidente do GNCOC, Janaína Carneiro.

Janaina Carneiro: “É necessário a união de esforços, planejamento e técnica de inteligência para combater o crime organizado” (Foto: Divulgação)