Cotidiano

Produção apícola cresce em Roraima e mel se destaca na Europa

Três grupos dominam a produção do mel no estado e cada vez mais, aprimoram a escala de produção

O setor apícola em Roraima está atingindo patamares nunca antes vistos. Dados da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) apontam um crescimento considerável na produção.

Segundo os dados, somente em 2020, 450 toneladas já foram produzidas até o momento, e parte dela já tem destino certo: a Europa. Cerca de 300 toneladas do mel já foram exportadas para Alemanha.

Três grupos dominam a produção do mel no estado e cada vez mais, aprimoram a escala de produção. O primeiro grupo é representado por oito produtores do Cantá, e região do São Francisco, em Bonfim, onde são produzidas cerca de 40 toneladas de mel ao ano.

Somente em 2020, 450 toneladas de mel foram produzidas em Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O segundo grupo, com cinco produtores da região da Serra da Moça, no município de Cantá, e Mucajaí somam 38 toneladas ao ano. O último possui 10 produtores do PA Nova Amazônia e Alto Alegre e juntos, somam 60 toneladas de mel ao ano.

Com a instalação da Casa do Mel, inaugurada no último dia 19 pelo governo estadual, produtores estão mais otimistas. Segundo o secretário da pasta, Emerson Baú, em dois anos essa produção irá duplicar, com os investimentos que serão feitos.

“É um setor estratégico, uma atividade que consegue integrar muitos produtores, estamos fazendo um trabalho de fortalecimento, desde o ano passado. Um trabalho de articulação gerando agregação de valor a sua produção” destacou.