Cotidiano

Produtores dão início à colheita de 40 mil hectares de soja em RR

Este ano foram colhidas 120 mil toneladas em áreas de 40 mil hectares do grão gerando a colheita de 2 milhões de sacas na atual safra 

LUAN GUILHERME CORREIA

Editoria de Cidades

Roraima já caminha a passos largos para um desenvolvimento produtivo do que é hoje seu principal produto de exportação: a soja. Só este ano foram colhidas 120 mil toneladas em áreas de 40 mil hectares do grão gerando a colheita de 2 milhões de sacas na atual safra. Para se ter uma ideia do crescimento da produção no Estado, há seis anos, em 2013, foram plantados apenas 10 mil hectares. 

Este ano a Abertura Oficial da Colheita de Soja abriu a programação do ‘Roraima AgroShow’, a mais inovadora feira de agronegócios de Roraima, realizada entre os dias 04 e 07 de setembro, no Parque de Exposições Dandãezinho. A largada da colheita da soja ocorreu na Fazenda MPV Terra Fértil, na região do Bom Intento, zona Rural de Boa Vista. O evento reuniu centenas de pessoas, como autoridades, produtores rurais, investidores, acadêmicos e público em geral.

O tempo do plantio da safra, de acordo com o ciclo da cultura da soja no Estado, durou, em média, 120 dias, mas os trabalhos de campo duraram o ano inteiro. Além do aumento da produção os produtores destacaram o avanço na produtividade do grão. Até a safra passada a média de colheita era de 40 sacas por hectare, já a deste ano foi de 50 sacas. 

Segundo o presidente da Comissão Organizadora da Colheita de Soja (COC), Fábio Fukuda, a safra atual da soja deve gerar aproximadamente R$ 170 milhões em receita bruta para o Estado somente na venda do produtor para o comprador do grão gerando emprego e movimentando a economia local.“Muitos produtores vieram de fora para conhecer o potencial produtivo. Isso demonstra que estamos conseguindo divulgar as potencialidades e, com isso, atraindo gente interessada em investir aqui”, disse. 

Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR), Silvio de Carvalho, foram muitos os avanços na produção do grão.

“Temos que comemorar porque com muita vontade, aumentamos de 10 para 40 mil hectares com uma melhor produtividade. Temos um estoque de terra grande que podemos trabalhar sem derrubar nenhuma árvore, temos planícies com bastante água, muito sol durante todo ano e isso traz uma produtividade melhor e são vantagens técnicas que incentivam cada vez mais”, ressaltou.

VARIEDADES- Cerca de 95% da área plantada de soja é da variedade BRS Tracajá, um tipo convencional com alto potencial de rendimento e com ampla adaptação e estabilidade de produção. Os outros 5% pertencem às variedades BRS 8381 e 7980, que, aos poucos, vêm ganhando espaço entre os produtores após estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que mostraram a precocidade da produção e a possibilidade da implementação de novas culturas depois da colheita.

CLIMA FAVORÁVEL- Para os produtores, o favorecimento do clima na região, com a predominância de tempo ensolarado e pancadas de chuva que caíram no momento certo, foi um dos principais fatores para a qualidade do plantio. Toda a produção deverá ser exportada para o mercado europeu. Países como Holanda e Rússia estão entre os principais compradores.

Produtor deixou de investir em RO para expandir produção em RR


O paranaense Marcos Paulo Viecilli plantou 1.200 hectares de soja que está gerando cerca de 50 sacas por hectare (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

O proprietário da Fazenda MPV Terra Fértil, Marcos Paulo Viecilli, natural de Coronel Vivida, no Paraná, contou que, após perceber o potencial agrícola do Estado, deixou de investir no Estado de Rondônia para expandir a produção da soja em Roraima. “Resolvi conhecer Roraima e fiquei rodando por aqui 90 dias até decidir investir. Estudei o clima, o solo, as condições de produção e como engenheiro agrônomo tenho conhecimento e vi que aqui era o melhor lugar para a plantação”, afirmou.

Filho de produtores rurais o empresário rural Chegou a Roraima em 2017. Em 2018 iniciou a preparação da terra por seis meses. Em maio deste ano iniciou o plantio da primeira safra de soja. De uma área total de 3.800 hectares 1.200 hectares foram destinados à plantação de soja que está gerando cerca de 50 sacas por hectare. “Vejo que mesmo com a chegada recente vi que a soja em Roraima é de ótima qualidade, a produtividade está boa e demonstra que realmente o Estado tem grande potencial”, destacou. 

Meta é sair de 40 para 200 mil hectares em 4 anos estima governador

Em entrevista à Folha, o governador de Roraima, Antônio Denarium (PSL), se mostrou otimista em relação ao crescimento da produção de soja em Roraima. “A meta é sair de 40 mil para 200 mil hectares em 4 anos mudando a matriz econômica do Estado. Temos o potencial produtivo que tem que ser explorado por meio da agricultura e pecuária”, ressaltou.

Segundo ele há centenas de novos empreendedores querendo investir no Estado. Roraima não é a última fronteira agrícola do Brasil, é a melhor. Plantamos na entressafra no calendário americano e com a gestão empreendera vamos transformar Roraima em um modelo de trabalho, desenvolvimento e gestão pública”, garantiu,

Para isso Denarium afirmou que irá trabalhar para acabar com os entraves que impedem maior desenvolvimento agrícola no Estado. “Estamos trabalhando para acabar com todos os entraves da produção. Em breve Roraima terá uma energia elétrica confiável, o zoneamento ecológico econômico e a regularização fundiária das terras para dar segurança jurídica aos produtores”, frisou. 

Roraima AgroShow vai até o próximo sábado, 07

Começou ontem, 04, a primeira edição do Roraima AgroShow, evento voltado a apresentar as potencialidades produtivas do Estado. Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR) e Comissão Organizadora da Colheita da Soja (COC Soja), o evento acontece até este sábado (7) no Parque de Exposições Dandãezinho, na BR-174, zona Rural de Boa Vista.

Na programação há apresentações das potencialidades do Estado no que se refere à produção de grãos de soja, arroz e de milho, avicultura, bovinocultura e fruticultura. Durante esse período serão realizados cursos, palestras, rodadas de negócios, exposição de maquinários agrícolas, de tecnologias e de animais, leilões e abertura da colheita de soja safra 2019.