Cotidiano

Produtores rurais contam com auxílio para preencher declaração do ITR 2021

O ITR deve ser feito por pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora de qualquer título de imóvel rural

Produtores rurais podem contar com auxílio da Federação da Agricultura e Pecuária de Roraima (Faerr) para realizar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), referente ao exercício de 2021, que deverá ser entregue a parti de hoje até o dia 30 de setembro.

Os atendimentos acontecerão de forma presencial, respeitando todas as recomendações de segurança dos órgãos de saúde para evitar o contágio pelo Coronavírus. Cada produtor deverá utilizar máscara e respeitar o distanciamento recomendado.

Para receber o atendimento é necessário que o produtor rural compareça ao auditório da Faerr, localizado na avenida Major Williams, 1010, São Francisco, em frente ao mercado municipal. Os trabalhos serão realizados de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h. Para dúvidas e informações por meio do telefone (95) 99132-9200.

Segundo o presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, essa é uma forma de auxiliar o produtor rural que necessita de ajuda para realizar a declaração do ITR. “Todos os anos nos colocamos à disposição do produtor rural com o auxílio para essa declaração, basta que o produtor tenha em mãos a declaração do último ITR e documentos pessoais.”, ressaltou.

Segundo a normativa 2.040/2021, da Receita Federal, a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) deve ser realizada anualmente por pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora de qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária, são obrigadas a apresentar a declaração.

De acordo com a normativa, também está obrigado a entregar a DITR quem perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante, entre 1º de janeiro de 2021 e a data da efetiva apresentação da declaração.

Segundo a Receita Federal, em 2020 foram entregues 5,8 milhões de declarações de ITR. Para este ano, a expectativa é de que 5,9 milhões de documentos sejam recebidos.