Cotidiano

Professor da UFRR é vítima da covid

Marcos Braga era diretor no Instituto Insikiran

O professor Marcos Braga, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), é mais uma vítima da covid. O servidor federal faleceu na noite de quinta-feira, 11.

A informação foi confirmada pela própria instituição de ensino, em nota de pesar. Braga estava internado em um hospital da rede privada de saúde, desde o início de fevereiro.

O professor Dr. Marcos Braga estava lotado no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena e atuava como diretor da unidade. “A UFRR manifesta irrestrita solidariedade aos familiares e amigos do servidor”, diz trecho da nota.

O professor também atuava como porta-voz do partido Rede Sustentabilidade em Roraima. A deputada federal Joênia Wapichana (Rede) manifestou pesar nas redes sociais e abordou a trajetória do professor.

“Marcos Braga, dedicou mais de 26 anos à luta dos povos indígenas e das populações amazônicas, e dedicou seus últimos anos aos povos indígenas de Roraima. Teve atuação destacada na formação superior de professores, jovens, visando o bem viver das comunidades e o respeito e valorização dos direitos dos povos indígenas. Como Porta-voz e um dos fundadores do partido REDE Sustentabilidade Roraima, em 2020, percorreu juntamente como o nosso mandato, os sete municípios do Estado incentivando os nossos(as) candidatos(as) indígenas e reforçando a importância da representatividade indígena na política partidária”, disse a deputada.

O professor universitário e ex-vereador Linoberg Almeida, que disputou a Prefeitura de Boa Vista pelo partido, também manifestou pesar. “Triste e cansado. Essa doença traiçoeira me tirou um amigo guerreiro. Obrigado por tudo, Prof. Marcos Braga. Fique em paz e até um dia”, disse Linoberg nas redes sociais.