Cotidiano

Professor dá dicas para quem vai fazer o Enade

Uerr ministrará curso preparatório para quem vai participar do exame

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 será aplicado no dia 14 de novembro aos concluintes de cursos de graduação e cursos superiores de tecnologia nas áreas vinculadas ao ano II, do ciclo avaliativo, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Esses cursos tinham previsão de ser avaliados em 2020, mas a avaliação foi prorrogada em razão da pandemia. O Enade é componente curricular obrigatório e a regularidade do estudante perante o Exame é condição necessária para a conclusão do curso de graduação. 

O professor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Eduardo Vieira, conta os detalhes sobre o exame. 

Preparatório

A Uerr abriu inscrições para curso preparatório voltado aos graduandos que forem prestar o Enade este ano. A prova será aplicada dia 14 de novembro.

O curso será ofertado virtualmente por meio da plataforma virtual Moodle, entre os dias 2 de outubro e 6 de novembro. Para participar, os interessados deverão integrar um dos cursos de licenciaturas da instituição aptos a realizarem a prova, e solicitar a inscrição por meio do link: https://forms.gle/7VJcZYzWrLzssupQ7

O professor Eduardo Vieira, responsável pelo projeto, explica que a ideia surgiu devido a dificuldade dos alunos com o exame, uma vez que se trata de uma prova muito específica e que tem uma série de peculiaridades, demandando preparação prévia.

“Este ano preparei um projeto para auxiliar, inicialmente, os alunos egressos do curso de História, mas resolvi estender também para as demais licenciaturas, de modo que todos os acadêmicos que tenham interesse possam receber orientação de como realizar a prova e entender sua estrutura”, pontuou. 

Acadêmicos dos cursos de Ciência da computação (bacharelado); Educação Física (bacharelado); Ciências biológicas (licenciatura); Educação Física (licenciatura); Filosofia (licenciatura); Física (licenciatura); Geografia (licenciatura); História (licenciatura); Letras português (licenciatura); Matemática (licenciatura); Pedagogia (licenciatura); Química (licenciatura), foram convocados para prestar o exame, que é aplicado desde 2014 com o objetivo de avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.