Cotidiano

Professor de História da UFRR lança dois livros sobre Amazônia Caribenha

O professor e pesquisador Reginaldo Gomes de Oliveira realiza o lançamento de dois livros nesta quarta-feira (12) . O material será apresentado pelo próprio escritor às 18h30 na sala de conferências acessível pelo link

Todas as pessoas interessadas poderão acessar a sala de transmissão para conhecer o conteúdo das obras, intituladas “Amazônia Caribenha: processos históricos e os desdobramentos socioculturais e geopolíticos na ilha da Guiana” e “Amazônia Caribenha: Memória e História. O trajeto e o desdobramento em outras narrativas históricas de uma família nordestina para Roraima”.

As obras serão lançadas em formato impresso e digital. Estarão disponíveis para download gratuito no site da Editora da UFRR. (Foto: Arquivo FolhaBV)

SINOPSES – A obra “Amazônia Caribenha: processos históricos e os desdobramentos socioculturais e geopolíticos na ilha da Guiana” aborda aspectos do processo de colonização na denominada Ilha Amazônica Caribenha ou território da ilha da Guiana, fomentando uma reflexão sobre a relação entre os cinco países que compartilham terras na referida ilha localizada na América do Sul.

O livro “Amazônia Caribenha: Memória e História. O trajeto e o desdobramento em outras narrativas históricas de uma família nordestina para Roraima” é uma narrativa informal que recria lembranças feitas por pessoas simples, consideradas testemunhas vivas da história regional e nacional.

“É um livro que mistura memórias com fragmentos históricos, contados pelo neto, sobre os parentes mais idosos”, explica o professor Reginaldo, que é doutor em História Social pela USP e foi professor titular do curso de Licenciatura em História/CCH-UFRR, vinculado ao Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA/UFRR).

Também atuou como professor visitante na USP em 2016 e na Universidade do Suriname em 2018, ministrando cursos com a temática da História Regional, com foco na História das Guianas ou da Amazônia Caribenha, sendo um dos poucos historiadores do Brasil especialista nesta área.