Cotidiano

Professora de Roraima vence prêmio sobre valorização das mulheres

O projeto da Escola Estadual Tancredo Neves concorreu com mais de 4.800 trabalhos inscritos de 17 Estados do Brasil

A professora Rutemara Florencio, da Escola Estadual Tancredo Neves, está entre os 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 – Edição 2019. Com o projeto “História das Mulheres em Roraima”, a professora valorizou as lideranças femininas do Estado.

O projeto vencedor foi desenvolvido dentro da disciplina de História. O destaque do trabalho foram as mulheres protagonistas de suas próprias histórias e que, dentro de sua profissão, de forma pioneira, ajudaram a construir a História de Roraima.

Os estudantes do Ensino Médio realizaram pesquisas, leituras e entrevistas, que foram registradas em vídeos. As entrevistas deram origem à produção de textos, documentários e sites contendo as histórias das mulheres entrevistadas. Foram envolvidos mais de cem alunos.

O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita e foi criado no ano de 1998 com a intenção de reconhecer e valorizar as boas práticas educacionais realizadas por professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Educação Básica de todo o Brasil.

“Fiquei muito feliz com esse resultado. Só por estar entre os 50 finalistas já estava feliz. Quando apresentei a proposta do projeto, os estudantes ficaram super felizes, engajados e queriam fazer algo novo. Acreditei na capacidade deles e eles foram além. O projeto é inédito e superou as expectativas”, disse, feliz, a professora.

A professora Rutemara falou também sobre o tema escolhido para o projeto e das experiências no decorrer das atividades.

“O tema do trabalho é muito relevante para a sociedade. As mulheres estão lutando, fazendo acontecer e não aparecem com destaque nas notícias, nem nos livros. E a proposta era valorizá-las. Os próprios alunos falaram que nunca tinham prestado atenção em quanto as suas mães eram trabalhadoras, tinham jornada tripla, se dedicavam querendo vencer na vida e foram observar isso do decorrer do projeto. Então, só por isso, o trabalho para mim foi essencial”, explicou Rutemara.

Este ano, a edição do Prêmio Educador Nota 10 registrou 4.876 inscrições, com a participação de docentes de 17 Estados.

PREMIAÇÃO – Os 10 vencedores receberão um vale-presente no valor de R$ 15 mil reais, assinaturas no site NOVA ESCOLA, divulgação do seu projeto na revista e no site da NOVA ESCOLA, além de vale-presente de R$ 1 mil para a escola em que foi aplicado o projeto.

 Os 10 vencedores também ganharão uma viagem para São Paulo (SP), para participar da cerimônia de premiação final que ocorrerá no dia 30 de setembro e também, como parte da premiação, vivenciarão uma semana de imersão com atividades exclusivas.

 O prêmio é destinado a projetos realizados nas áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A premiação é realizada desde 2014 em parceria com a Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

 O Educador Nota 10 também conta com o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, além de patrocínio da Fundação Lemamm e SOMOS Educação. A lista com o resultado final está disponível em: premioeducadornota10.org/.