Cotidiano

Professora faz ação voluntária para a doação de sangue

Ana Patrícia comentou que tudo começou quando ela e suas amigas decidiram fazer três boas ações no final do ano e uma delas era doar sangue.

O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado anualmente no dia 25 de novembro no Brasil. A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia a dia para doar sangue, também serve para informar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

A professora de Educação Física, Ana Patrícia Bezerra, usa suas redes sociais para incentivar amigos e parentes a doarem sangue.

Ana Patrícia comentou que tudo começou quando ela e suas amigas decidiram fazer três boas ações no final do ano e uma delas era doar sangue.

“Eu e um grupo de amigas sempre fazíamos uma confraternização no final do ano e sempre trocávamos presentes. E em um desses anos decidimos fazer três boas ações e dessas três eu só lembro de duas, uma foi a cartinha para Papai Noel e a outra era para doar sangue, e todas doamos. Desse dia em diante continuei doando, depois fiquei uns anos sem doar, e quando voltei permaneci, foi quando recebi a carteirinha de doadora universal”, contou.

Ana Patrícia Bezerra, usa suas redes sociais para incentivar amigos e parentes a doarem sangue (Foto: Dina Vieira/FolhaBV)

Segundo ela, que já é uma doadora há 10 anos e possui a carteirinha como doadora a 4 anos, não devemos pensar só nas vantagens que se tem quando é doador de sangue, mas sim em ajudar o próximo.

“Você tem que ir de coração, pois sempre tem alguém precisando, pessoas que vão fazer cirurgia. É bom estar disponível para ajudar o próximo. Quando eu precisei tive que procurar doadores, porque ninguém estava disponível para doar, então eu tive que ir ao hemocentro e pedir para pessoas que estavam na fila para doar sangue que eu ia precisar. É interessante que você é doadora e quando você precisa tem que correr atrás”, relatou.

A professora comentou sobre os medos que as pessoas têm em doar. “Acredito que é pela falta de informação, o receio da agulha, mas não é uma coisa dolorosa, ou demorada”, comentou.

Ela ainda afirma que toda vez que vai doar sangue faz questão de postar nas suas redes sociais para incentivar os seus amigos e familiares para fazerem o mesmo e o conselho que ela dá para as pessoas tomarem essa iniciativa.  “Tente doar, vai lá ver como é que funciona e pense que você está salvando vidas sem olhar a quem de uma forma tão simples e rápida”, finalizou.

Hemoraima terá programação especial

Nesta quarta-feira, 25, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemoraima, contará com uma ação especial, que inclui a realização de blitz educativa, às 8h30, em frente à Unidade, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, homenagem aos Doadores Destaque, às 9h, e a Ação Servidor Doador, que consistirá na doação de sangue coletiva que será realizada pelos servidores da Sesau (Secretaria de Saúde).

A proposta é que 50 funcionários públicos realizem a doação de sangue, divididos em dois grupos: 25 pela manhã e 25 à tarde, para evitar aglomeração.

DOAÇÃO VOLUNTÁRIA – Doar sangue pode ser uma tarefa simples. Para ser doador, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas 24h antes da doação. Na hora da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Menores de 18 anos devem ter consentimento formal do responsável legal e maiores de 60 anos devem ter doado antes.

Gripe, resfriado, febre e COVID-19 são fatores de impedimento temporário de doação.

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Mais informações pelo número 98404-9594.