Cotidiano

Professora usa estratégias em sala de aula para ensinar português

Em suas aulas a professora Lorena Dourado utiliza métodos criativos, como a música, para facilitar a compreensão dos seus alunos.

A cada 10 brasileiros, três são analfabetos funcionais, e no cotidiano têm dificuldades de entender ou de se expressar por meio de letras. O dado é do indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf), que entrevistou mais de 2 mil jovens e adultos de 15 a 64 anos, em pesquisa realizado este ano.

O Dia Nacional da Língua Portuguesa é celebrado em 5 de novembro no Brasil. O idioma é o quinto mais falado do planeta.

A professora de Língua Portuguesa, Lorena Dourado, comentou sobre por que o brasileiro tem dificuldades em falar a sua própria língua, a sua importância para a sociedade e os métodos que ela utiliza para os seus alunos ter uma compreensão melhor do assunto.

“Falta de conhecimento e reflexão naquilo que realmente a gente tem como língua, é na verdade ter consciência do porquê tanta coisa está acontecendo. Na língua não é diferente, muita gente não para pra refletir e saber o porquê que acontece daquela forma e tentar conhecer”, comentou.

“Eu costumo fazer uma comparação entre a Língua Portuguesa com a comida, no sentindo de você olhar para o prato e não provar dizendo que não gosta. Isso acontece com a nossa língua, porque as pessoas não querem estudar e acabam dizendo que é difícil e cheio de regras. A partir do momento que você se disponibiliza a querer aprender a matéria, ela se torna mais fácil de entender”, afirmou a professora.

Para a professora, a língua portuguesa está em todas as outras disciplinas, na vida, nas ações do dia a dia. “A comunicação em sociedade é fundamental, é através da língua que a gente consegue essa comunicação, então se não fosse ela, nós não tínhamos como nos comunicar, por isso é importante o uso da língua corretamente”, reforçou.

Em suas aulas a professora utiliza métodos criativos, como a música, para facilitar a compreensão dos seus alunos.

“Utilizar exemplos que sejam reais do nosso dia a dia, facilita a vida dos alunos. Então, eu, por exemplo, ministro aulas cantando algumas regras de português, pois é uma forma deles lembrarem na hora de uma prova por exemplo. Geralmente o aluno diz que “na hora daquela prova eu só lembrava daquela música”, porque é uma forma de você conseguir lembrar a regra e entender isso, porque eu creio que quando é feito de uma forma prazerosa você consegue um resultado muito melhor”, finalizou Lorena.

Professora Lorena ensina em sala de aula as regras de português de forma animada (Foto: Arquivo pessoal)