Cotidiano

Professores da UFRR integram ranking de cientistas mais produtivos

Lista publicada por organização independente que utiliza um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cada cientista

Quinze professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) integram o ranking dos cientistas mais produtivos da América Latina e do BRICS. O “AD Scientific Index” (Alper-Doger Scientific Index) é uma lista publicada por uma organização independente, que utiliza um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cada cientista.

Os professores da UFRR listados são: Manuela Berto PuccaRodrigo Schütz RodriguesWellington Farias AraújoAdriana FlachLeandro Camargo NevesFabiana GranjaSandra Catia Pereira UchoaMarcos VitalPaulo Roberto Ribeiro RochaValdinar MeloJulio Cesar Fraulob AquinoRafael BoldriniWhaldener EndoRubens Savaris Leal e Luiz Alberto Pessoni

“É uma honra estar entre os listados e espero que nas próximas edições o número de docentes pesquisadores da UFRR seja ainda maior”, comemorou o professor Marcos Vital, que além de integrar a lista é pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da instituição.

O reitor José Geraldo Ticianeli parabenizou os pesquisadores no ranking. “O resultado mostra que a UFRR tem vários pesquisadores com grandes números de publicações científicas e são citados nacional e/ou internacionalmente, ou seja, estão produzindo ciência de qualidade”, destacou.

Índice foi criado por professores da Turquia

O índice foi desenvolvido pelos professores Alper Murat (da Saglık Bilimleri Üniversitesi) e Doger Cihan (da Ankara Sehir Hastanesi), ambas instituições da Turquia. Eles usaram os valores totais e dos últimos cinco anos de dois índices (índice i10” e índice h) e pontuações de citação no Google Scholar. Como parâmetro adicional, foi usada a razão entre o valor dos últimos cinco anos e o valor total dos índices já mencionados, com ênfase na produtividade científica dos cientistas.

O “AD Scientific Index” usa um total de nove parâmetros e mostra a classificação de um cientista individualmente em 12 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito / Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e outros. 

Foram analisados 707.846 cientistas de 13.466 instituições, de um total de 204 países. Só na América Latina, foram analisados 53.189 cientistas, de 32 países e 1.321 universidades. Entre os cinco países integrantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), foram analisados 98.347 cientistas de 3.500 universidades.