Cotidiano

Professores de RR em ranking de mais produtivos serão homenageados hoje

Docentes integram ranking que utiliza um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cada cientista

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai homenagear, com a comenda Orgulho de Roraima, 15 professores da UFRR (Universidade Federal de Roraima) que integram o ranking dos cientistas mais produtivos da América Latina e do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A cerimônia de entrega será nesta segunda-feira (20), às 16h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.

Os docentes integram o ranking AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index), uma lista publicada por uma organização independente, que utiliza um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade de cada cientista.

“Em determinados momentos, tiveram que se afastar, inclusive, das famílias para concluírem seus projetos de pesquisa”, justificou o deputado Marcelo Cabral (Cidadania), autor da proposta para entrega da honraria que reconhece a dedicação dos profissionais à pesquisa e extensão no Estado.

Os professores da UFRR listados no ranking são:

Índice criado por professores da Turquia

O índice foi desenvolvido pelos professores Alper Murat (da Saglık Bilimleri Üniversitesi) e Doger Cihan (da Ankara Sehir Hastanesi), ambas instituições da Turquia. Eles usaram os valores totais e dos últimos cinco anos de dois índices (índice i10” e índice h) e pontuações de citação no Google Scholar. Como parâmetro adicional, foi usada a razão entre o valor dos últimos cinco anos e o valor total dos índices já mencionados, com ênfase na produtividade científica dos cientistas.

O “AD Scientific Index” usa um total de nove parâmetros e mostra a classificação de um cientista individualmente em 12 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito / Direito e Estudos Jurídicos, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e outros. 

Foram analisados 707.846 cientistas de 13.466 instituições, de um total de 204 países. Só na América Latina, foram analisados 53.189 cientistas, de 32 países e 1.321 universidades. Entre os cinco países integrantes do BRICS, foram analisados 98.347 cientistas de 3.500 universidades.