Cotidiano

Professores de artes podem se inscrever em cursos ofertados pela UFRR

Até 31 de maio estarão abertas as inscrições para a seleção de participantes da formação contínua 2021 do Programa Polo Arte na Escola da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A formação é destinada a professores de artes das redes de educação municipal, estadual e privada do estado de Roraima, além de alunos dos cursos de Artes Visuais e Música da UFRR.

Os selecionados participarão de sete cursos que, devido a pandemia da covid-19, serão ministrados online de junho até dezembro, totalizando 150 horas de atividades.

A formação será desenvolvida por professores dos cursos de Artes Visuais, Música, Arquitetura e Pedagogia da UFRR.

Os cursos terão os seguintes temas: É possível fazer teatro escolar em tempos de ensino remoto?; Abordagem, identificação e encaminhamento de casos de violência sexual contra criança e adolescente; O que faz a música na escola? Dimensões teóricas e práticas da educação musical escolar; Saberes amazônicos e estética da libertação; Arte urbana no contexto escolar; Grupo de estudos Arte na BNCC; e Entre linhas da arquitetura: espaço vivido, cultura e educação.

De acordo com o professor Francisco Alves, coordenador geral do Polo Arte na Escola da UFRR, é fundamental a formação constante do professor de Artes. “Nesse sentido, o Polo opera como um espaço de qualificação permanente que coaduna teoria e prática, tendo em vista sempre a atuação do docente e suas complexidades no tocante à construção e experimentação das linguagens artísticas em sala de aula”, explica Alves.

A formação continuada do Polo Arte na Escola conta com o apoio do curso de Licenciatura em Artes Visuais e dos programas de pós-graduação em Letras (PPGL/UFRR) e em Educação (PPGE/UFRR).

O edital de seleção está disponível no site do curso de Artes Visuais da UFRR.

Para acessar o documento, clique aqui.