Cotidiano

Professores devem identificar comportamentos diferentes dos alunos

Fórum discute importância do olhar atento para problemas no ambiente escolar

Para sensibilizar a comunidade escolar à necessidade de se ter um olhar mais atento às questões abordadas no Setembro Amarelo, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) promoveu na manhã desta quarta-feira, 23, o I Fórum Setembro Amarelo – Valorização da Vida.

Sobre o assunto o juiz Parima Veras destacou a importância da escola para identificar situações e problemas envolvendo as crianças e adolescentes. Segundo ele, no ambiente escolar o professor tem como identificar comportamentos diferenciados do aluno, que podem indicar que algo de errado está ocorrendo, seja no seio familiar ou na sua convivência social.

Ele disse que essa observação às vezes pode identificar situações de violência, abusos ou mesmo ideações suicidas. “A partir desse olhar atento, a escola poderá acionar a rede de proteção à criança e ao adolescente para que medidas cabíveis possam ser adotadas”, afirmou.

Para o secretário adjunto Semaias Alexandre, o fórum serviu como um alerta sobre a importância que os profissionais da educação têm, não apenas para com o bom desempenho escolar dos estudantes, mas para o seu desenvolvimento integral pleno.

“Hoje o fórum abordou de uma forma muito feliz a importância do profissional de educação estar preparado para identificar os sinais e as mensagens que os alunos passam pedindo ajuda. Isso é muito importante, principalmente nesse período de pandemia e isolamento social, quando as emoções estão bem mais afloradas”, enfatizou.

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo; do secretário adjunto da Educação Básica, Semaias Alexandre; do Juiz da Infância e Juventude, Parima Dias Veras; e da psicóloga da Seed, Maria Francimeire Melo participaram do evento (Foto: Divulgação)

Prestigiaram o fórum gestores escolares, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores, servidores da Seed, profissionais da educação da capital e do interior do Estado. A secretária Leila Perussolo falou sobre a importância do cuidado com o outro, principalmente nesse contexto que estamos vivendo de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19.

Ela destacou as ações da Seed neste mês, como o programa Dialogando com o Psicossocial, transmitido pela Rádio Roraima, que está abordando temas voltados à questão do suicídio. As psicólogas da Divisão de Desenvolvimento Psicossocial da Seed são as responsáveis pelo programa na Rádio.

A secretária também falou sobre o caderno de atividades online, produzido mensalmente pelo Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Públicas). Neste mês, o caderno Dia de Sol aborda, em uma linguagem leve e criativa, sobre suicídio, tema delicado e ainda cheio de tabu. O caderno está disponível no Blog da Seed, no link.

Leia mais – Diálogo familiar previne incidência de depressão nos jovens