Cotidiano

Professores fazem manifestação cobrando abertura da APC

A carreata, organizada por um grupo de professores da capital, terá início na Praça do Centro Cívico a partir das 9h desta sexta-feira (5)

As recentes mortes de professores da rede estadual de ensino por covid-19 são um dos motivos para que profissionais da Educação realizem uma manifestação, cobrando o início das atividades da área de Cuidados, no Hospital de Campanha. O protesto acontece por meio de uma carreata, na manhã desta sexta-feira (5), a partir das 9h, na praça do Centro Cívico com destino à Prefeitura de Boa Vista.

Segundo o Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima) informou à FolhaBV que já contabilizou a morte de 18 professores, tanto indígenas e não indígenas. “O primeiro óbito foi do professor Victor José Moreira Dias, de 59 anos, que ocorreu no dia 26 de abril”, disse o presidente da entidade Flávio Bezerra.

Entre as reivindicações do movimento desta sexta-feira, pede-se a inauguração da Área de Proteção e Cuidados (APC), ou Hospital de Campanha como é conhecida; a responsabilidade do poder público em relação à saúde estadual e municipal; cobra-se atendimento médico e medicamentos fornecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de atribuição do estado à infecção dos profissionais de saúde, que estão trabalhando sem Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e as mortes por Coronavírus, entre outras.

Uma das organizadoras do evento, a professora Sirdennys Silva explicou que a manifestação se faz necessária para chamar a atenção das autoridades. “Estamos bastante preocupados com a saúde estadual, com o aumento de casos confirmados e óbitos ocasionados pela covid-19, principalmente entre os educadores de Roraima”, ressaltou.

“Somente essa semana, vimos colegas nossos morrerem por conta da covid-19 e outros se recuperando da doença, mas precisando de doação em dinheiro para pagar os custos do tratamento enquanto tava internado. E quem não tiver condições de poder bancar o tratamento? Como fica? Isso já extrapolou a paciência e é por isso que estamos mobilizando a sociedade para protestar nesta sexta-feira”, declarou Sirdennys Silva, uma das organizadoras do evento.

ORIENTAÇÕES – Para aqueles que desejarem participar do protesto que será realizado na Praça do Centro Cívico, os organizadores deram as seguintes orientações: ir de máscara e levar água; manter o distanciamento de 2m; levar cartazes exigindo seus direitos; aqueles que forem do grupo de risco, permanecer em seus carros, com seus cartazes e buzinando muito; e não levar crianças.