Cotidiano

Professores fazem protesto contra pagamento de IR

Os organizadores da manifestação esperam cerca de 1,4 mil pessoas no protesto

Professores da Rede Estadual de ensino, sindicalizados ao Sinter, realizam um ato na manhã dessa quarta-feira (10), às 9h, na frente do Banco do Brasil na avenida Glaycon de Paiva. De acordo com a professora Raquel Borges, a manifestação é referente a valores que teriam sido descontados dos precatórios pagos em 2011 e que os professores consideram como irregulares. 

Os recursos no valor de aproximadamente R$ 66 milhões, sem juros ou correção monetária, estão depositados na conta do Sinter, mas ainda sem movimentação.

Ela explica que o fato ocorreu quando os professores receberam os precatórios e foi feito um desconto indevido de Imposto de Renda com alíquota de 27,5%, ao invés de terem sido descontados apenas 3,5%. 

“É imprescindível que façamos nossa manifestação para a devolução do imposto de renda. É muito importante que todo o grupo compareça. Muitos desses professores, que deveriam ser beneficiados com esse valor, estão sendo prejudicados. Temos colegas que estão em tratamento de saúde, por exemplo. São 1.495 professores da primeira ação que estão sendo convocados”, disse.

O desbloqueio teria sido determinado pelo Superior Tribunal de Justiça no dia 02 de outubro de 2019, porém não houve atualização dos valores que foram bloqueados e nem liberação dos recursos por parte do Banco do Brasil.

Outro lado – A Folha de Boa Vista entrou em contato com o Banco do Brasil sobre o caso e aguarda retorno. Também procurou o Sinter, mas até o fechamento desta matéria eles não se posicionaram sobre o assunto.