Cotidiano

Profissionais anunciam paralisação para esta quarta-feira, 20

De acordo com o sindicato, a falta de insumos e condições de trabalho nos hospitais é a principal reivindicação da categoria

O presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindiprer), Melquisedeque Menezes, informou que a categoria fará uma paralisação de advertência nesta quarta-feira, 20.

“Se nós não pararmos vai morrer mais gente, a população vai sofrer ainda mais. Os servidores estão trabalhando doentes, isso é um genocídio que o Estado está cometendo. Os servidores estão sendo contaminados e os pacientes e acompanhantes também”, relatou Melquisedeque em entrevista a Rádio Folha FM nesta terça-feira, 19.

Segundo o sindicalista, a falta de insumos e condições de trabalho nos hospitais é a principal reivindicação da categoria.

 “Não podemos compactuar com a maneira que a saúde pública está sendo tratada em Roraima, é um descaso total, e a única maneira é a categoria paralisar para que seja ouvida. Já notificamos todos os órgãos de controle, mas até agora nada foi feito, falta tudo nos hospitais, desde insumos básicos. Se não lutarmos hoje, iremos sucumbir amanhã”, disse.

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, os serviços serão prestados com 30% do efetivo.

“Faremos tudo dentro da legalidade e com responsabilidade. O desejo da categoria era entrar numa greve geral, pois o sentimento dos profissionais hoje é de revolta, passamos 41 dias de greve e nenhuma das reivindicações foi atendida, mesmo o governador tendo assinado um acordo conosco”, acrescentou.

OUTRO LADO – A FolhaBV entrou em contato com o Governo do Estado e por meio de nota a Secretaria de Comunicação Social do Governo de Roraima informou que o Executivo Estadual tem trabalhado incansavelmente para promover melhores condições de trabalho bem como a segurança dos profissionais de saúde e que este não é o momento favorável para uma paralisação de profissionais desse segmento, em função do avanço do Coronavírus (COVID-19) no Estado.

De acordo com a nota, entre as ações adotadas estão à aquisição contínua de EPIs (Equipamento de Proteção Individual). O repasse do material é feito de acordo com o cronograma elaborado pela CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) e CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência). O material é distribuído aos profissionais nas unidades hospitalares, conforme protocolos da OMS (Organização Mundial de Saúde) e CCIH/ UVE (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar/Unidade de Vigilância Epidemiológica), priorizando os profissionais com contato direto com a COVID-19.

Quanto à valorização do profissional, a nota esclarece que em dezembro de 2019 iniciou diálogo com o Sindprer (Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima) para elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da categoria, dentre outras medidas. Foi instituída uma Comissão que contou, além de membros do Sindprer, com a Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração) e a Sesau (Secretaria de Saúde), a fim iniciar um trabalho para efetivar a demanda da categoria. A proposta foi encaminhada à Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento) e está em fase final de estudo de impacto orçamentário, necessário para finalizar o processo e atender à reivindicação da categoria.

Matéria atualizada às 11h57 com nota do Governo do Estado