Cotidiano

Profissionais da enfermagem aguardam pagamento de retroativo

Os trabalhadores esperam receber retroativos de 2014 a 2020

Termina nesta sexta-feira (15), o prazo para que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informe ao Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima (Sindprer) sobre o pagamento de resíduos dos retroativos dos profissionais da enfermagem.

A informação é do delegado do Sindprer, Halisson Nascimento. Segundo ele, os retroativos são 2014 a 2020. “Inclusive o sindicato conseguiu em 2019 uma emenda impositiva no valor de R$ 24.865.000,00, na Assembleia Legislativa, para que esses retroativos fossem pagos em 2020. A Segad [Secretaria de Estado de Administração] havia formado uma comissão para fazer os cálculos, mas até o momento não foram apresentados”.

Ele informou ainda que “a Segad e Sesau não se entendem, porque ocorre inconsistência no sistema, no que se refere ao resultado dos cálculos”. “A categoria chegou ao seu limite. Se não pagarem na folha de pagamento deste mês, o sindicato fará assembleia geral convocando a categoria da enfermagem para paralisar”, afirmou Nascimento.

“Nós do sindicato, recebemos uma informação de que o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, teria dito que irá pagar na folha deste mês de outubro, mas, se o valor for muito alto iria parcelar em três meses, finalizando em dezembro deste ano”, comentou o sindicalista.

Nascimento afirmou que o recurso da emenda impositiva é para pagar todos os profissionais da enfermagem. E há outra emenda impositiva no valor de R$ 4.500.000,00, é para pagar o retroativo do pessoal da radiologia.

SESAU – A reportagem aguarda posicionamento da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).