Cotidiano

Profissionais da saúde e idosos institucionalizados são prioridade

O processo de vacinação contra a covid-19 foi iniciado para os profissionais de saúde durante ação no Centro Municipal de Imunização (CMI)

Boa Vista recebeu 10.694 doses da vacina CoronaVac e vacinará, nesse primeiro momento, os profissionais de saúde e idosos institucionalizados (que vivem em residências de longa permanência), grupo priorizado pelo Ministério da Saúde.

O processo de vacinação contra a covid-19 foi iniciado para os profissionais de saúde durante ação no Centro Municipal de Imunização (CMI), localizado no bairro Jardim Floresta, nesta quinta-feira, 21.

A primeira a ser vacinada foi a médica Joicilene Cruz, de 37 anos. Seguida da enfermeira Thalita Oliveira, de 34 anos. Dayane Macedo, de 30 anos, foi a terceira a receber a dose. Ela é farmacêutica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prof. Mariano de Andrade, no Caranã.

“É emocionante fazer parte desse momento, diante da luta que a gente vem enfrentando. Hoje, graças à Deus e à ciência, nós temos a vacina e eu creio que é uma esperança que dias melhores virão e a gente vai vencer essa batalha”, disse a farmacêutica.

A técnica em enfermagem, de 45 anos, Edneia Maria de Brito foi a quarta profissional. E, por fim, Keller Sammer, de 35 anos e agente comunitária de saúde.

CAPACITAÇÃO – Segundo a prefeitura, mais de 200 profissionais foram capacitados para realizar a vacinação contra o Coronavírus.

O enfermeiro e coordenador municipal de imunização, Romildo Azevedo foi o responsável por aplicar a primeira dose nas profissionais e disse que hoje a vacina é uma realidade e está grato por vacinar as colegas.

“Desde quando iniciou a pandemia, já iniciou a busca pela vacina para ver se minimiza essa situação. E hoje ela é uma realidade. Então para a gente é gratificante estar justamente imunizando o profissional da saúde, que está à frente e cuidando das pessoas contaminadas. Eu me sinto gratificado por isso,” relatou o coordenador.

REPASSE – Durante a ação, o prefeito Arthur Henrique (MDB) ressaltou como será feito o repasse das doses para as unidades municipais, públicas e privadas.

‘O governo federal adquiriu as doses, transfere para os governos estaduais que repassam para as prefeituras. Cada cidade, assim como a nossa, fica responsável para distribuir para todo o público que vai ser atendido. Então, é a Prefeitura que vai encaminhar para as unidades de saúde do Governo do Estado, da própria Prefeitura e também para as unidades particulares”, afirmou o prefeito. 

Leia mais: