Cotidiano

Profissionais de saúde fazem monitoramento de indígenas Yanomami

As aldeias são distantes uma da outra e o deslocamento para esta região de serras só pode ser feito por aviões

Uma equipe móvel da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) enviou atendimento para o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, nos Polos Bases de Surucucu, Waphuta e Kataroa. Cerca de 500 indígenas Yanomami estão recebendo, desde essa terça-feira (2), assistência em saúde. As aldeias ficam no estado de Roraima, próximo à fronteira com a Venezuela, onde também vivem índios dessa etnia.

As aldeias são distantes uma da outra e o deslocamento para esta região de serras só pode ser feito por aviões. Segundo o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), toda a equipe da missão fez testagem para a covid-19 e só quem teve resultado negativo tem permissão para entrar na área indígena.

A equipe é composta por um médico clínico geral, uma pediatra, três enfermeiros e uma técnica de enfermagem. Eles estão fazendo o monitoramento da saúde dos indígenas, e o acompanhamento do desenvolvimento de crianças, gestantes e idosos.

Também participam engenheiros da Sesai para avaliar a qualidade da água e verificar a gestão dos resíduos sólidos. Esta é a terceira missão desse gênero desde o início do período de pandemia do novo coronavírus. A equipe fica no local até o próximo domingo (7).