Cotidiano

Profissionais de saúde passam por capacitação sobre o Coronavírus

A iniciativa é continuidade das ações previstas no Plano de Contingência para o Enfrentamento do Novo Coronavírus, montado pela Prefeitura de Boa Vista

Uma capacitação sobre protocolo de manejo e procedimentos em casos suspeitos do novo Covid-19 está sendo promovida no decorrer desta semana, com a intenção de capacitar profissionais da Secretária Municipal de Saúde.

A iniciativa é continuidade das ações previstas no Plano de Contingência para o Enfrentamento do Novo Coronavírus, montado pela Prefeitura de Boa Vista.

Nesta quinta-feira, 5, o treinamento será destinado aos profissionais da limpeza que atuam nas unidades básicas de saúde. A orientação será às 16h, no auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), na avenida Glaycon de Paiva, no Mecejana.

Em continuidade, na sexta-feira, 6, receberão a palestra, professores de escolas particulares da capital, às 16h, no auditório do Palácio 9 de Julho, no São Francisco. Servidores de escolas municipais já passaram pelo treinamento.

Orientações básicas de como agir em casos suspeitos, medidas de precaução respiratória, higienização de mãos, superfícies e ambientes e, principalmente, sobre os cuidados para evitar a contaminação com o paciente são itens tratados durante a palestra.

Samu passa por capacitação

Nessa terça-feira, 3, os servidores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) passaram pela capacitação. Andreia Ferreira é técnica em enfermagem e esteve atenta durante toda a reunião. “É importante saber como fazer o atendimento à população e como agir para nossa prevenção nos casos suspeitos da doença”, disse.

Luciano Coutinho, diretor do Samu, explicou que para os profissionais do Atendimento Móvel, a palestra enfatiza a atuação deles em duas frentes. “Trabalhamos com o tratamento dos casos suspeitos, tanto no atendimento do paciente, e como garantir a segurança dos socorristas”, ressaltou.