Cotidiano

Profissionais de saúde passam por capacitação sobre o Coronavírus

As atividades incluem o treinamento pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde para pelo menos 30 profissionais que atuam nas áreas indígenas em Roraima

Nesta terça-feira, 11 a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) dará continuidade às atividades do Plano de Contingência do Coronavírus.

As atividades incluem o treinamento pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) para pelo menos 30 profissionais que atuam nas áreas indígenas em Roraima, sob a coordenação do DSEI Leste.

O objetivo é capacitar todos os profissionais em relação ao trabalho de identificação e diagnóstico adequado e uso correto dos EPI´s (equipamento individual de segurança), bem como a formação de multiplicadores para que as Unidades de saúde estejam preparadas para atender um eventual caso confirmado.

Medidas de prevenção e controle – Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por 2019-nCoV. O Ministério da Saúde recomenda ações preventivas diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios, incluindo:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;