Cotidiano

Profissionais fazem campanha para arrecadar álcool liquido 70%

Empresas já começaram a fazer doações de álcool líquido 70% para os profissionais do laboratório do HGR

A falta de álcool líquido 70% para profissionais de saúde que atuam no laboratório do Hospital Geral de Roraima (HGR), fez com que a bioquímica especialista em Hamatologia Clínica, Walderez dos Santos Guilherme, começasse uma campanha para arrecadar o produto.

“A ideia foi minha, e surgiu às 3h da manhã deste domingo (17), quando um enfermeiro do Pronto Atendimento precisaria passar às pressas uma gasometria no laboratório, para socorrer um paciente, e nesse momento não tinha um borrifador com álcool líquido 70%. Esse é o motivo de fazer a campanha”, contou Walderez, mais conhecida entre os colegas de trabalho como Kika Guilherme.

Segundo ela, o enfermeiro teria que borrifar o álcool nele mesmo, assim poderia entrar no laboratório. “Não tinha álcool líquido para borrifar também o rack onde ficam as amostras de sangue de pacientes com coronavírus, para evitar a proliferação dentro do laboratório”, afirmou a bioquímica.

“Temos álcool em gel, mas precisamos também de álcool líquido 70% e esse álcool é para os profissionais farmacêuticos, técnicos de laboratório e toda equipe que trabalham no laboratório do HGR”, complementou.

As pessoas, assim como empresários, que queiram doar álcool líquido 70% podem entrar em contato por meio do telefone 95-99997-7212.

OUTRO LADO – A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio de nota, esclareceu que essa informação referente a falta de álcool líquido 70% para os profissionais do laboratório do HGR é improcedente. Garantiu ainda que o abastecimento da Unidade está regularizado.