Cotidiano

Profissionais passam por procedimentos em casos de coronavírus

As ações fazem parte do Plano de Contingência

No decorrer desta semana, profissionais da Secretária Municipal de Saúde passam por capacitação sobre protocolo de manejo e procedimentos em casos suspeitos do novo Covid-19. A iniciativa é continuidade das ações previstas no Plano de Contingência para o Enfrentamento do Novo Coronavírus, montado pela Prefeitura de Boa Vista.

Nesta quinta-feira, 5, o treinamento será destinado aos profissionais da limpeza que atuam nas unidades básicas de saúde. A orientação será às 16h, no auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), na avenida Glaycon de Paiva, no Mecejana.

Em continuidade, na sexta-feira, 6, receberão a palestra, professores de escolas particulares da capital, às 16h, no auditório do Palácio 9 de Julho, no São Francisco. Servidores de escolas municipais já passaram pelo treinamento.

Orientações básicas de como agir em casos suspeitos, medidas de precaução respiratória, higienização de mãos, superfícies e ambientes e, principalmente, sobre os cuidados para evitar a contaminação com o paciente são itens tratados durante a palestra.

Samu passa por capacitação

Nessa terça-feira, 3, os servidores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) passaram pela capacitação. Andreia Ferreira é técnica em enfermagem e esteve atenta durante toda a reunião. “É importante saber como fazer o atendimento à população e como agir para nossa prevenção nos casos suspeitos da doença”, disse.

Luciano Coutinho, diretor do Samu, explicou que para os profissionais do Atendimento Móvel, a palestra enfatiza a atuação deles em duas frentes. “Trabalhamos com o tratamento dos casos suspeitos, tanto no atendimento do paciente, e como garantir a segurança dos socorristas”, ressaltou.