Cotidiano

Profissionais podem sugerir obras turísticas para o estado

Os projetos vão ser avaliados pelo Ministério do Turismo até o dia 23 de junho

Agentes de turismo municipais e estaduais podem se inscrever para o programa de infraestrutura turística até o dia 6 de junho. Os projetos vão ser avaliados pelo Ministério do Turismo até o dia 23 de junho.

O secretário da Seplan (Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento) Emerson Baú, juntamente com Detur (Departamento de Turismo) explicou que o intuito do programa é reunir diversas informações de agentes de turismo para contribuir na melhoria de novas infraestruturas.

“Nosso objetivo é coletar o máximo de informações dos agentes envolvidos no turismo, seja sociedade civil, privada, instituições ou do próprio setor público, para que todos possam opinar a respeito das melhorias que podem ser implementadas na infraestrutura do setor aqui em Roraima”, explicou Emerson Baú.

Segundo diretor do Departamento de Turismo as propostas apresentadas serão analisadas e enviadas para os gestores municipais junto ao governo Federal

“Para participar, basta acessar o link: Ideias para Infraestrutura de Turismo (jotform.com) e enviar a sugestão que você considera como necessária para aprimorar a infraestrutura turística de Roraima, até o dia 3 de junho. Podem ser obras de recuperação de estrada, sinalização, saneamento básico, enfim, todas que tenham característica estruturante, estão no nosso radar de intenções de execução”, destacou Bruno.

Programa

O Programa de Infraestrutura Turística visa o desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros, principalmente por meio de adequação da infraestrutura, de forma que permita a expansão das atividades turísticas e a melhoria da qualidade do produto para o turista, bem como a obtenção dos objetivos previstos no Plano Nacional de Turismo.

Desde a criação do Ministério do Turismo, em 2003, a pasta já destinou aproximadamente R$ 14 bilhões para obras de infraestrutura, beneficiando 4.937 municípios. Os projetos vão desde intervenções pontuais em praças e outros atrativos turísticos até obras de grande porte como pontes e melhorias em rodovias que dão acesso a destinos nacionais.