Cotidiano

Programa Idade Ativa retoma atividades com idosos em aulas remotas

As atividades ocorrem aos sábados e estimulam aos idosos o desenvolvimento de atitudes na inserção social e valorização das experiências de vida

Os 30 idosos que participam do programa Idade Ativa, promovido pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr) por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, retornaram às atividades na modalidade remota.

As atividades ocorrem aos sábados e estimulam aos idosos o desenvolvimento de atitudes na inserção social e valorização das experiências de vida. Os idosos ingressaram no programa no primeiro semestre de 2020, e por conta da pandemia, as aulas foram retomadas de forma virtual.

As aulas estão sendo ministradas pelo aplicativo Google Meet (Foto: Reprodução)

Nesse módulo, os idosos recebem aulas sobre Nutrição e Saúde, com a professora Valkiria do Rego Silva.

“O programa é um desafio e uma oportunidade, pois trabalhamos com pessoas com muitas experiências, e acabamos aprendendo também. Na modalidade remota é mais um desafio não só para mim como professora, mas também para eles, que muitas vezes não tem muitas habilidades com a tecnologia, mas eles têm muita força de vontade e procuram aprender como usar os métodos tecnológicos, e com isso eles conseguem diminuir também a distância das pessoas por conta da pandemia”, explicou a professora.

“Estamos nos adaptando ainda a esse novo formato, mas que é para o bem de todos. Sou muito grato a Uerr por essas aulas que nos ensinam tanto. A professora e as aulas são ótimas”, disse o idoso Raimundo Guivara Nogueira.

“A aula de sábado foi muito enriquecedora com bastante informações, fiquei empolgada, comentei com minha família e eles ficaram muito felizes. Quero agradecer a professora Valkiria que nos orientou super bem. Peço a Deus que eu possa participar de todas as aulas”, comentou a idosa Antonia Vilene de Souza.

TEMAS – Os idosos recebem ainda aulas sobre Neurocognição e Saúde Mental; Prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros; Psicologia do envelhecimento – sexualidade do idoso; Preparação para aposentadoria; entre outros.