Cotidiano

Programa abrirá novas inscrições e 13 vagas serão para RR

Inscrição deve ser feita por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no site http://maismedicos.gov.br

Médicos com registro profissional brasileiro terão os dias 27, 28 e 29 deste mês para se inscrever no programa Mais Médicos. Para Roraima, são disponibilizadas 13 vagas para profissionais que irão atuar em municípios do interior e nos Distritos Especiais de Saúde Indígena, os Dseis, em áreas consideradas carentes. 

Os médicos selecionados pelo edital deverão começar a atuar a partir de junho. Em Roraima, os profissionais médicos irão desenvolver suas atividades na função de Clínico Geral nos Distritos Especiais de Saúde Indígena (Dsei Yanomami e Dsei Leste) e nos municípios de Amajari; Caracaraí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã. 

Nessa etapa, Caracaraí receberá um profissional porque, segundo a prefeita Socorro Guerra, houve a desistência de uma médica que vai estudar residência em São Paulo. “Como nós sabíamos que essa profissional deixaria o programa, comunicamos ao Ministério da Saúde que, ao lançar esse edital com inscrições, ofertou vagas para o município”, esclareceu. 

“Tínhamos cinco médicos aqui em Caracaraí, sendo dois na sede, um no Novo Paraíso, outro em Petrolina e um em Vista Alegre, sendo que os profissionais que atendem a comunidade de Novo Paraíso e Petrolina a população ama, são dois médicos maravilhosos. Das outras localidades a população gosta também, aliás, nunca recebi nenhuma reclamação. Dentro das nossas limitações exercem suas atividades com tranquilidade”, comentou Socorro.

A Prefeitura de Boa Vista informou que não foram disponibilizadas vagas para Boa Vista nesse edital em questão. Mas que já encaminhou uma solicitação ao Ministério da Saúde para a abertura de novas vagas para a capital, tendo em vista a crescente demanda proveniente da crise migratória, e aguarda um posicionamento.

“A atenção básica da rede municipal de saúde conta com 64 profissionais do Programa Mais Médicos atuando nas 34 unidades básicas de saúde”, diz a nota da prefeitura.

Segundo o Ministério da Saúde, o edital traz critérios de classificação como os profissionais serem qualificados e terem perfil de atendimento para a Atenção Primária. Ainda serão avaliados títulos de especialista ou residência médica em Medicina da Família e Comunidade.

Toda a documentação deverá ser enviada ao Ministério da Saúde pela internet já no ato de inscrição, que deve ser feita por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no site do programa: http://maismedicos.gov.br. 

Nesse mesmo endereço eletrônico, os gestores municipais irão acessar o SGP, a fim de renovarem ou aderirem às vagas. Depois dessa etapa, deverão fazer a confirmação. Nesse momento terão conhecimento do número de vagas destinadas aos municípios que vão receber os profissionais do Mais Médicos.

Se houver vagas remanescentes, um novo chamamento público deverá ser feito, dando oportunidade aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já possuam habilitação para o exercício da medicina no exterior.