Cotidiano

Programa cria livro virtual sobre prevenção ao suicídio

Com o título “Dia de Sol”, o material foi criado com o objetivo de oferecer apoio e compreensão, sobretudo em tempos de pandemia

Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, o programa do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Justiça Comunitária, desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seed) produziu o “Dia de Sol!”, um e-book (livro virtual) com informações para a prevenção ao suicídio.

A publicação, que está disponível em português e espanhol, com linguagem de fácil entendimento e em formato PDF, foi elaborada com a intenção de estimular o diálogo sobre o tema, além de oferecer as informações necessárias para que as pessoas que precisam de ajuda saibam como proceder na busca de apoio.

Segundo a coordenadora do Programa Justiça Comunitária, psicóloga Marcelle Wottrich, a ideia surgiu de uma reflexão sobre o alto índice de suicídios em Roraima. 

“Diante da impossibilidade de levar este trabalho até as escolas devido à paralisação do ensino presencial, percebemos neste material uma oportunidade de contato com parte do corpo discente, jovens e sociedade”, explicou.

Ela destacou que a publicação foi elaborada com a participação de diversos profissionais e interessados em colaborar para a prevenção ao suicídio no Estado. 

“É um trabalho da sociedade civil. É um ‘trabalho conjunto’ que não depende de um único setor ou de um único profissional,  depende de todos nós”, completou. 

O livro virtual será disponibilizado aos estudantes diretamente da rede da Secretaria Estadual de Educação como material de ensino, mas a psicóloga alerta para a necessidade de cada um fazer parte da divulgação, replicando nas redes e grupos, de modo a alcançar o maior número possível de pessoas,  “o importante é que essa palavra chegue a quem precisa”, observou.

JUSTIÇA COMUNITÁRIA – O Programa Justiça Comunitária foi iniciado no ano 2006 e é desenvolvido por meio de parceria entre o TJRR e a Seed, com o objetivo de reduzir a violência e ajudar na resolução de conflitos no ambiente escolar.

Atualmente, o programa aborda os mais diversos temas, acessando muitas vezes para o universo das famílias e das comunidades, onde os alunos estão inseridos. Dentre as ações do programa, estão a realização de palestras e treinamentos para mediadores no âmbito escolar, mas que devido à pandemia ficaram suspensas. Além disso, existe um trabalho de atendimento diretamente realizado com a equipe do programa. Ao todo, no ano de 2019, 57 escolas de Boa Vista receberam o trabalho do programa do TJRR.

A equipe do Justiça Comunitária é composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas e voluntários do quadro efetivo estadual. Além do trabalho diretamente nas escolas, o programa conta uma sala de atendimento na Sede Administrativa do Tribunal de Justiça, edifício Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, localizado na avenida Capitão Ene Garcez, número 1.696, bairro São Francisco. A unidade fica na sala 314, no terceiro andar. Outras informações podem ser obtidas ligando para o telefone: (95) 3198-4100 ou (95) 98114-2244.

Outras instituições, como as Polícias Militar e Civil, o Conselho Tutelar, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), entre outros, somaram-se como parceiras nas ações desenvolvidas.