Cotidiano

Programa de Melhoramento genético do rebanho é desenvolvido em RR

O acordo assinado entre a Seapa e a Conafer assegura o fornecimento do material genético e insumos

O Governo de Roraima, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), assinou, nessa sexta-feira, 11, na Terra Indígena São Marcos, em Pacaraima, um termo de cooperação técnica com a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) e a empresa Alta Genetics.

A parceria permite a integração de esforços para a execução do Programa Mais Pecuária Brasil, em Roraima, com a finalidade de aprimorar ações que visem proporcionar o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte.

O governador Antonio Denarium ressaltou a importância do acordo técnico para o desenvolvimento da pecuária nas terras indígenas. “Estamos dando um passo muito importante para o crescimento e a melhoria da qualidade do nosso rebanho. A comunidade indígena em breve será referência. Tenho certeza de que a assinatura desse acordo vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou.

O acordo assinado entre a Seapa e a Conafer assegura o fornecimento do material genético e insumos necessários à realização do melhoramento genético, além do treinamento, por meio da empresa Alta Genetics, ao técnico que fará parte do processo.

 “Esse projeto é tão forte que, quando eles começaram a explicar, o sentimento era de aproveitar a oportunidade, porque é uma realidade e imediatamente foi aceito. A Alta Genetics está difundida no mundo inteiro, em mais de 70 países, é o que tem de melhor à nossa disposição, à disposição do Governo de Roraima, junto com a Conafer e o município de Pacaraima”, afirmou o secretário de Agricultura, Aluizio Nascimento, sobre adesão ao acordo de cooperação técnica.

Várias lideranças indígenas participaram da cerimônia de assinatura, entre elas, o coordenador geral da APITSM (Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos), Marcelo Pereira, que representou 49 comunidades indígenas, uma soma de mais de sete mil índios. Ele enfatizou a relevância do Programa e agradeceu pela parceria.  

“Agradecemos à Conafer por ter nos procurado e trazido essa oportunidade para a terra indígena, e também à Secretaria de Agricultura, que nos deu o suporte para sermos os primeiros a ter a oportunidade de participar desse importante Programa. Vamos fazer o nosso melhor para que nosso rebanho seja referência”, disse.

 


A Alta Genetics está difundida no mundo inteiro, em mais de 70 países (FOTO: Secom/RR)

Acesso a crédito e emissão da DAP

Ainda durante o evento, o presidente da Conafer, Carlos Lopes, informou que, por intermédio da Confederação, a Serasa Experian concederá crédito pessoal para os próximos seis meses. A empresa pretende aplicar mais de R$1,2 bilhão na agricultura familiar, em crédito privado.

“Eu anuncio isso, em primeira mão, no Brasil, que os primeiros cadastros, as primeiras pessoas que terão a oportunidade de acessar este crédito são do Estado de Roraima”, frisou.

Lopes assegurou que a Confederação também dará condições para que as associações indígenas possam expedir a sua própria Dap (Declaração de Aptidão ao Pronaf), bastando se cadastrar no sistema da Conafer, pois este é ligado ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

“É melhor a gente emitir o nosso documento. Não que estejamos dispensando os outros emissores, mas se a gente puder fazer a nossa própria documentação, fica mais fácil, a equipe é mais forte”, disse.

 

Programa Mais Pecuária Brasil

 

O Programa Mais Pecuária Brasil é de responsabilidade da Conafer, que é fomentadora dos recursos e responsável pela logística das doses para inseminação dos rebanhos bovinos dos produtores selecionados e enquadrados nos requisitos previamente acordados no termo de cooperação.

Vale ressaltar que os municípios beneficiados pelas ações do Programa Mais Pecuária Brasil deverão assinar um termo de adesão junto à Seapa, além de disponibilizar quadro técnico, entre outras contrapartidas.