Cotidiano

Programa de estudo mexicano oferece bolsas para estudantes

Selecionados receberão apoio financeiro durante permanência no país

Até o próximo dia 27 de setembro, estudantes brasileiros que desejam vivenciar a cultura mexicana podem se candidatar a uma das bolsas de estudo oferecidas pelo país. A iniciativa é das Relações Exteriores do México, através da Agência Mexicana para Cooperação e Desenvolvimento Internacional (AMEXCID).

 Ao todo, mais de 100 instituições participam do programa com bolsas disponíveis em diferentes áreas. As inscrições podem ser feitas pelo site da convocatória.

Estão sendo disponibilizadas bolsas para programas de mestrado, com duração de dois anos, e doutorado, que dura em média 3 ou 4 anos. Estudantes de graduação também estão aptos a participar da seleção, nesse caso no formato mobilidade estudantil, com até um semestre de duração. Além disso, há também oportunidades para os cursos de especialização e aprimoramento profissional.

Os estudantes contemplados no edital da seleção serão beneficiados com o valor total da matrícula e anuidade das instituições de ensino, seguro saúde e transporte da cidade do México até a cidade final de destino.

Os selecionados também receberão uma ajuda mensal que vai de 10.274 a 12.842 pesos, a depender da modalidade escolhida. Os valores mais altos são para os cursos de doutorado. O programa não inclui as despesas com as passagens aéreas.

Inscrições

O processo de candidatura envolve o preenchimento de um formulário de solicitação da bolsa e envio dos seguintes documentos:

– Carta de motivação

– Currículo

– Carta de aceite da instituição mexicana

– Cópia do último diploma recebido

– Histórico acadêmico

– Comprovante de proficiência em espanhol.

Além desses documentos, o estudante deve assinar uma carta na qual se compromete a voltar ao país de origem após finalizar os estudos. O resultado final será divulgado a partir de 15 de janeiro e os estudos estão previstos para iniciar entre março e dezembro de 2020.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Publicidade