Cotidiano

Programa de vacinação de gado em áreas indígenas de RR faz 10 anos

A ação de combate à febre aftosa é realizada por técnicos da Aderr, Ministério da Agricultura, com apoio da Funai

O programa de vacinação ‘Agulha Oficial’ completa 10 anos em Roraima. A ação combate a febre aftosa em terras indígenas e regiões de fronteira no Estado e é realizada por equipes de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo com os fiscais agropecuários, que fizeram parte da vacinação da primeira Agulha Oficial, naquela época não existia cadastro georreferenciado para chegar às comunidades, vias de acesso e meios de comunicação que facilitassem o trabalho dos técnicos. Para descobrir onde tinha gado, eles precisavam perguntar aos indígenas.

Hoje, com a existência das rotas georreferenciadas, comunicação por internet e a participação massiva dos indígenas, os trabalhos dos técnicos foram facilitados.

As equipes compostas por 15 pessoas passam 45 dias dentro da mata para imunizar 55 mil cabeças de gado. A vacina é doada pelo Governo do Estado e aplicada pelos técnicos.

Chamados de ‘raposeiros’, os técnicos atuam nos Municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã, dentro da Reserva Raposa Serra do Sol e São Marcos, onde as bases de apoio são montadas.

Na Agulha Oficial são vacinados todos os animais; de mamando a caducando, ao contrário da vacinação que é feita em outras regiões do Estado, onde serão imunizados animais de 0 a 24 anos. Este procedimento se dá, porque é preciso imunizar todo rebanho localizado nessas áreas.