Cotidiano

Programa para o sistema prisional será implantado em RR

Para isso, uma comitiva do CNJ e Depen chega nesta segunda-feira, dia 27, para coletar dados e discutir soluções customizadas para enfrentar a crise no setor prisional

Em período de implantação por todo o Brasil, o programa Justiça Presente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) começará a ser discutido em Roraima, nesta segunda-feira, dia 27, com a chegada da comitiva formada por integrantes do conselho e Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

A abertura dos trabalhos, com a presença do secretário-geral do CNJ, desembargador Carlos Vieira Von Adamek, está programada para as 9h30, no Pleno do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), na Praça do Centro Cívico. Após isso, a comitiva inicia a série de visitas e reuniões organizadas até a terça-feira, dia 28, para discutir e apontar alternativas que incidam diretamente na solução dos problemas do sistema prisional.

Para isso, foi realizada a articulação com as autoridades competentes do setor e representantes de entidades que atuem na área, que deverão contribuir com informações e propostas sobre a situação do sistema em Roraima.

Concluídas as atividades, a finalização e o acordo sobre Plano Executivo Estadual do Justiça Presente em Roraima, estão programados para ocorrer às 14 horas, da terça-feira, dia 28, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, localizado na avenida CB PM José Tabira de Alencar Macedo, número 602, no bairro Caranã.

O programa Justiça Presente, que em Roraima será coordenado pelo TJRR, por meio do GMF (Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário), inclui estudos, diagnósticos e produção de dados inéditos que servirão de base para orientar as ações a serem implantadas e executadas até o mês de julho de 2021.