Cotidiano

Programa seleciona jovens de baixa renda para estudar no EUA

Inscrições começam dia 19 de novembro para graduação e abrem entre dezembro e janeiro para pós-graduação

O programa Oportunidades Acadêmicas, do Education USA e relacionado à Embaixada Americana, está de volta. Os selecionados serão orientados pela EducationUSA e terão pagas todas as despesas do processo de candidatura para graduação e pós em universidades americanas. As inscrições começam no dia 19 de novembro e vão até janeiro do ano que vem para graduação, e de dezembro a janeiro para pós-graduação (Mestrado e Doutorado), com datas ainda a serem divulgadas.

Regras para Graduação:

– Estar no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou ao menos ter concluído o Ensino Médio em 2019;

– Ter se envolvido em atividades extracurriculares/comunitárias;

– Falar inglês em um nível de fluência intermediário, no mínimo;

– Ser de família de baixa renda;

– Não estar interessado nas áreas de Medicina, Psicologia, Veterinária, Odontologia e Direito;

– Ter excelente histórico escolar.

Regras para Mestrado e Doutorado:

– Falar inglês avançado;

– Ter se envolvido ou estar envolvido em projetos de pesquisa;

– Ter excelente histórico acadêmico;

– Ter recursos financeiros limitados;

– Para Mestrado: estar concluindo ou ter concluído a graduação até dezembro de 2019.

– Para Doutorado:  estar concluindo ou ter concluído o Mestrado até dezembro de 2019.

Despesas contempladas

Não existe um parâmetro fixo do que significa “renda baixa” para o Oportunidades Acadêmicas. Cada candidatura será analisada individualmente, buscando responder à pergunta: essa família tem condições de arcar com o processo de candidatura sozinha? Se a resposta for “não”, o candidato está apto para participar do programa.

O EducationUSA entende que as famílias que não têm condições financeiras de arcar com o processo inicial de candidatura também não conseguem custear os estudos em universidades americanas. Por isso, o Oportunidades Acadêmicas vai buscar, juntos com os candidatos, universidades que ofereçam bolsas integrais para alunos internacionais.

O processo de candidatura para universidades americanas envolve taxas de aplicação, tradução de diploma, histórico escolar e cartas de recomendação, provas de admissão e prova de proficiência. Todos esses elementos envolvem custos.

Para os alunos roraimenses, essas despesas podem ser mais altas do que para outros Estados do país, já que as provas não são aplicadas no Estado. Por isso, os custos com viagens e hospedagem para fazer as provas também estão incluídos no programa.

Para saber mais sobre o EducationUSA e o Oportunidades Acadêmicas, pode-se acessar o link para graduação e este link para pós. Também pode-se entrar em contato com o escritório do EducationUSA em Boa Vista, que fica dentro do Centro de Idiomas do SENAC.

Vale lembrar que o escritório dispõe de um espaço chamado Esquina Americana, com um clube de conversação em inglês gratuito (horários: quintas de 20h às 21h; sextas de 9h30 às 10h30 ou de 15h às 16h) e acervo multimídia.

Escritório do EducationUSA em Boa Vista-RR

Telefone: 32241884

Email: [email protected] ou [email protected]

Endereço: Senac Idiomas. Av. Capitão Júlio Bezerra, 1772-1, Aparecida.

Horário de funcionamento: 8h às 12h e 14h às 18h.

Publicidade