Cotidiano

Programação ressalta a importância dos serviços do Samu

Um café da manhã e uma roda de conversas abriram as atividades comemorativas em Boa Vista

Nesta quinta-feira, dia 11, é comemorado o “Dia do Socorrista”, um profissional vital para as mais variadas ocorrências de rua nas cidades brasileiras. Em Boa Vista, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou uma programação especial, com café da manhã e roda de conversa com parte dos profissionais que atuam no órgão.

“O Samu é um observatório privilegiado das questões relacionadas à segurança pública e a questão de saúde. Tudo que nós realizamos acaba fundamentando vários projetos de gestão, que levam em consideração todos os dados estatísticos coletados pelo órgão”, disse Luciano Coutinho, diretor do Samu Boa Vista.

À reportagem, Coutinho ressalta que o Samu vem aprimorando seu monitoramento desde 2016, fazendo com que o órgão possa identificar as ferramentas necessárias para melhorar a qualidade de vida da população. Grande maioria das ocorrências atendidas pelos socorristas está ligada principalmente aos acidentes de trânsito.

“A situação dos acidentes está muito atrelada à questão da educação do condutor, ou seja, isso é uma questão de conscientização, e com o propósito de tornar Boa Vista a capital da primeira infância, nós temos projetos sociais nas escolas, para justamente tentar educar as crianças e mudar essa cultura de que se pode andar sem cinto de segurança, em alta velocidade e não respeitar a faixa de pedestres. Temos a consciência de que temos muitos a fazer, mas as mudanças de comportamento vêm ocorrendo”, destacou.

Outra questão que o órgão vem chamando atenção dos condutores de veículos é a necessidade ajudar o Samu a reduzir o tempo de resposta nos atendimentos.

“A gente tem uma dificuldade por conta da questão dos motoristas não perceberem a ambulância em deslocamento para ocorrência. Os veículos são dotados de todo um aparato de segurança, justamente para sensibilizar os condutores que estão à frente, para dar passagem para essas viaturas. Nós temos um tempo resposta de 12 minutos para cumprir e esse apoio para facilitar o nosso deslocamento é primordial e ajuda a salvar vidas”, pontuou.