Cotidiano

Programação terá ciclo de palestras e presença de Sérgio Moro

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) com o apoio da Amper, Associação do Ministério Público do Estado de Roraima, e da Editora Fórum, realizará, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2020, o “I Congresso Estadual do Ministério Público de Roraima”.

O evento será realizado no Teatro Municipal de Boa Vista com programação aberta ao público. 

O primeiro dia do evento será voltado para a celebração da data e contará com a presença do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que irá discursar ao público na ocasião, e o Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário. Já o segundo dia terá um ciclo de cinco palestras durante toda a tarde, ministradas pelo procurador de justiça da instituição, Edson Damas, e pelo promotor de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Ainda no mesmo dia, Antônio Suxberger, o promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Emerson Garcia e a procuradora de justiça aposentada do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Luiza Nagib Eluf, também ministrarão palestra. 

Também haverá palestra de encerramento com o filósofo, ensaísta e colunista do jornal Folha de São Paulo, Luiz Fernando Pondé. Com o tema “Tensões éticas contemporâneas”, a palestra pretende traçar diagnóstico de procedimentos do cotidiano ético. Pondé apresentará dilemas como se é possível ser ético num mundo onde tudo é relativo e ainda levantar questões como o valor do envelhecimento e os papéis a serem desempenhados por homens em mulheres.

Diretor do Centro de Estudos de Aperfeiçoamento Institucional do órgão de justiça, Márcio Rosas ressalta que, além de comemorar o aniversário da entidade, o evento também busca trazer para o debate temas jurídicos de relevância para os dias de hoje, com os quais o MPRR esteja envolvido.

“Tanto é que o tema principal do nosso congresso tem relação com isso. A gente quer trazer na discussão essa promoção dos direitos humanos fundamentais através do trabalho feito pelo Ministério Público Estadual”, declarou Rosas.

Para a Procuradora-Geral de Justiça Janaína Carneiro Costa, os novos tempos, novas tecnologias e novos (e antigos) problemas desafiam o profissional do Direito. “O Ministério Público roraimense está atento às mudanças sociais e às modernas oportunidades, e busca oferecer à sociedade um trabalho de excelência. Esta é a razão do I Congresso Estadual do MPRR, que discutirá temas de elevada relevância no contexto regional e aproveitará a oportunidade para homenagear pioneiros da implantação, construção e consolidação do Ministério Público do Estado de Roraima”, destacou a Procuradora-Geral.

O evento será aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo link. A solenidade de abertura será livre ao público, sem necessidade de inscrição e contando somente com a disponibilidade de lugares do Teatro Municipal. Já para o ciclo de palestras será necessário o cadastro no site e os participantes receberam certificados de atividades complementares.

Os participantes terão direito A certificação de 08 horas de atividade acadêmica. O valor da inscrição é R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira). Estudantes, idosos, doadores de sangue e pessoas com deficiência têm direito à meia entrada.

OUTRAS ATIVIDADES – Além dessa solenidade que irá ocorrer no Teatro Municipal, outras atividades irão ocorrer durante toda a próxima semana, sendo que uma dessas atividades será um ciclo de palestras simultâneas em 17 instituições escolares da capital, que ocorrerá na próxima segunda-feira (10) e terça-feira (11).

“São vários promotores e procuradores que estarão visitando escolas municipais, estaduais e particulares, além de faculdades, para realizar a mesma palestra, que é a temática do nosso congresso. Nós queremos levar essa discussão também para estudantes de vários níveis dessas entidades e falar sobre o trabalho realizado pelo MPRR no que tange À promoção dos direitos humanos fundamentais”, concluiu o diretor.

Serviço 

O que: Congresso alusivo aos 28 anos do MPRR;

Quando: abertura às 16:30, 13/02;

Onde: Teatro Municipal de Boa Vista

Sérgio Moro ganhou destaque na mídia graças À Operação Lava-Jato


O Ministro Sérgio Moro, que estará presente na solenidade de abertura do 1º Congresso Estadual do Ministério Público (Foto: Divulgação)

O nome de Sérgio Moro despontou para o grande público em 2013 quando, à época atuando como juiz da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, liberou a escuta telefônica de um doleiro, o que deu o pontapé inicial à Operação Lava-jato, maior processo criminal anticorrupção da história do Brasil.

Na operação, o então juiz federal conduzia, de Curitiba, capital do Paraná, os processos criminais do caso. Um desses processos levou à prisão do ex-presidente da república Luis Inácio Lula da Silva (PT), que foi libertado em 2019 após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar a prisão em segunda instância em todo o país.

A atuação dele na vara criminal chamou atenção do presidente da república, Jair Bolsonaro, que o convidou para assumir o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. No ano passado, esteve envolto da polêmica “Vaza Jato”, série de matérias do site The Intercept Brasil que mostraram que Moro teria traçado os rumos da operação policial que o deixou famoso, junto ao procurador Deltan Dallagnol. As informações são do site ebiografia.