Cotidiano

Programações alusivas ao Dia da Consciência Negra iniciam dia 19

A intenção é desenvolver atividades de ensino, oficinas e amostras artísticas relacionadas às relações entre o Brasil e a África em diferentes contextos históricos

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Em alusão à data, os Campi  Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e Avançado Bonfim (CAB) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) prepararam uma programação especial, que envolve apresentações culturais, de trabalhos, exibição de filmes e discussão sobre o tema.

No CAB, com o tema “Negritude e fronteira”, a programação ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, a partir das 19 horas. O professor da unidade Amarildo Ferreira ministrará palestra sobre o tema do evento e, em seguida, os alunos participam de um quiz sobre o que foi apresentado. A primeira noite termina com a exibição de um filme temático.

Ainda no CAB, dia 19, no mesmo horário da abertura, a técnica do Iphan-RR Larissa Guimarães apresenta o trabalho “Pesquisa e documentação de terreiros em Boa Vista/RR: patrimônio de matriz afro enquanto resistência”. A programação encerra-se com uma apresentação cultural e exposição de livros.

Já no CBVZO, ocorre a III Semana da Consciência Negra, que neste ano terá como tema “Representatividade negra no esporte”, e a III Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, com programação nos dias 19, 21 e 22 de novembro. Serão desenvolvidas atividades integradas, oficinas, palestras e apresentados vídeos sobre a representatividade negra no esporte.

De acordo com a presidente da comissão organizadora, Clarice Gonçalves Rodrigues Alves, o objetivo da III Semana da Consciência Negra do IFRR/CBVZO é desenvolver atividades de ensino, oficinas e amostras artísticas relacionadas às relações entre o Brasil e a África em diferentes contextos históricos.